Conjuntura Mapa: Luxemburgo lidera ranking de PIB per capita na UE. Portugal em vigésimo lugar

Mapa: Luxemburgo lidera ranking de PIB per capita na UE. Portugal em vigésimo lugar

O Luxemburgo continua a ser o país da União Europeia com o maior PIB per capita enquanto a Bulgária é o que tem o menor. Portugal está mais perto do fim da lista na vigésima posição.
Tiago Varzim 14 de dezembro de 2019 às 10:00
O PIB per capita, um indicador de atividade económica, do Luxemburgo continua a ser o maior da União Europeia em 2018 e até ganhou terreno ligeiramente face ao ano passado, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira, 13 de dezembro. 

O produto interno bruto (PIB) dividido por cada cidadão luxemburguês está cerca de duas vezes e meia acima da média da União Europeia (261%). Este valor espelha a atividade económica que existe neste pequeno país da UE, mas também reflete outros fatores.

O Eurostat, cuja sede é no Luxemburgo, explica que o "elevado PIB per capita" neste país deve-se "em parte" à grande percentagem (face ao emprego total) de trabalhadores que vivem noutro país, mas que trabalham em território luxemburguês. 

"Apesar de contribuírem para o PIB, estes trabalhadores não são tidos em consideração como parte da população residente que é usada para calcular o PIB per capita", explica o gabinete de estatísticas europeias.

Do lado oposto da tabela está a Bulgária cujo PIB per capita é pouco superior a metade da média europeia (51%).

No caso de Portugal, o PIB per capita está na segunda metade da tabela, sendo o vigésimo maior ou, noutra ótica, o nono mais baixo. À frente da economia portuguesa neste indicador estão países como a República Checa, Chipre, Eslovénia, Estónia e Lituânia.

É de notar que estes são valores em percentagem da média da UE e, por isso, colocam os países em perspetiva. Uma descida no ranking não significa que o PIB per capita tenha efetivamente piorado, mas que melhorou menos do que a média europeia.
pub

Marketing Automation certified by E-GOI