Economia Mapa: os municípios que perderam e ganharam mais eleitores

Mapa: os municípios que perderam e ganharam mais eleitores

Entre as eleições para o Parlamento Europeu de 2014 e as de 2019, muita coisa mudou no país em termos demográficos. Houve concelhos que perderam 17% de eleitores e outros que ganharam 11%.
Portugal é um país em transferência de população. Do interior para o litoral. O diagnóstico já é antigo mas os dados mais recentes confirmam este fenómeno que suscita muitas preocupações. Em algumas zonas do interior, a população cai de forma acentuada, enquanto no litoral cresce, por vezes de forma significativa. 

Os cinco municípios que perderam mais eleitores são, por esta ordem, Penamacor, Sernancelhe, Tabuaço, Penedono e Mortágua, com quebras que oscilam entre 17% e 13% em cinco anos. São todos do interior e quatro, em cinco, ficam situados no distrito de Viseu.

Os cinco municípios que mais população ganharam são Lousã, Mafra, Alcochete, Albufeira e Trofa, com aumentos entre 11% e 6%. Com exceção do primeiro, ficam todos no litoral. 

O Negócios desenhou um mapa que ilustra bem esta tendência. Os dados dizem respeito ao número de eleitores, que é um indicador aproximado da evolução demográfica, e cuja informação é atualizada cada vez que uma pessoa renova o cartão do cidadão, o que permite ter uma base de dado relativamente atualizada. 

Estes dados têm ainda a vantagem de ter informação sobre a evolução da população das freguesias, que não é incluída neste mapa por razões de complexidade técnica. 

No mapa, o leitor pode encontrar também outro indicador relativo à população residente. É estimado pelo INE, com base nos resultados dos Censos de 2011, que são atualizados através da incorporações de outras variáveis demográficas importantes.




Marketing Automation certified by E-GOI