Europa Protestos bloqueiam aeroporto de Barcelona e cancelam dezenas de voos

Protestos bloqueiam aeroporto de Barcelona e cancelam dezenas de voos

Os manifestantes protestam contra a sentença de prisão efetiva para nove dos dirigentes políticos que lideraram o processo a favor da independência da Catalunha.
Negócios 14 de outubro de 2019 às 20:12

Milhares de manifestantes tentaram bloquear esta segunda-feira os acessos ao aeroporto El Prat, emBarcelona, em protesto contra a condenação dos dirigentes políticos catalães que lideraram o processo pela independência com penas de até 13 anos de prisão.

A chegada de centenas de manifestantes ao aeroporto começou por ser feita por metro, cuja circulação foi interrompida por várias vezes durante a tarde. De acordo com o jornal El País, milhares de pessoas concentravam-se à tarde em frente ao principal terminal, enquanto outros se dirigiram a pé para o aeroporto, o que levou ao corte de algumas vias. Outros grupos incendiaram pneus e interromperam a circulação de comboios.

No aeroporto, os polícias catalães, os Mossos d’Esquadra, responderam com violência. Cerca de uma dúzia de pessoas recebeu cuidados médicos. Foram já cancelados 67 voos.

Numa decisão conhecida esta segunda-feira de manhã, o Tribunal Supremo espanhol condenou nove dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até a um máximo de 13 anos de prisão, no caso do ex-vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras.

Os independentistas são sobretudo condenados por crime de sedição e desvio de fundos públicos, uma decisão que afasta o crime de rebelião defendido pelo Ministério Público, com penas maiores. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, garantia de manhã que a sentença é para cumprir. 

Ao final do dia, a ministra do Trabalho afirmava que espera que a reação inicial dos protestantes "evolua para outra mais calma" e não contamine a campanha para as eleições de 10 de novembro. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI