Função Pública CGTP e UGT preparam juntas greve da Função Pública de dia 26 de Outubro

CGTP e UGT preparam juntas greve da Função Pública de dia 26 de Outubro

Sem qualquer proposta de aumentos salariais, as três organizações sindicais já entregaram um pré-aviso de greve para o próximo dia 26 de Outubro, daqui a duas semanas.
CGTP e UGT preparam juntas greve da Função Pública de dia 26 de Outubro
Bruno Colaço/Correio da Manhã
Catarina Almeida Pereira 12 de outubro de 2018 às 17:14

As três estruturas sindicais que representam a Função Pública e que negoceiam com o Governo as medidas do orçamento do Estado já entregaram pré-avisos de greve para o próximo dia 26 de Outubro, uma sexta-feira.

Depois da Frente Comum (CGTP) e da Fesap (UGT), também o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (UGT), que lidera uma frente com várias organizações, revelou esta sexta-feira que entregou um pré-aviso de greve.

"Tem de ser dada uma resposta em conjunto para aquilo que é nada", justificou Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), no final de uma reunião onde esteve presente o ministro das Finanças, Mário Centeno.

"Contávamos nesta quarta reunião ter qualquer coisa em cima da mesa para podermos dizer aos trabalhadores que têm estado sujeitos a um período demasiado longo [de congelamento salarial]", disse. Os sindicatos propuseram aumentos salariais a partir dos 3%.

"Foi uma reunião em que nos cumprimentámos, mas de concreto, de substantivo, não tivemos nada", acrescentou, garantindo que nem sequer foram referidos os cenários que podem ser debatidos na reunião de Conselho de Ministros de amanhã.

Helena Rodrigues confirmou que o Governo anunciou que vai afinal pagar as progressões relativas a direitos adquiridos em 2019 até ao final do próximo ano. A primeira proposta escrita apresentada aos sindicatos estabelecia um calendário mais longo, até ao final de 2020.

O Governo e os sindicatos vão voltar a reunir-se na próxima semana, em data ainda por definir. A proposta de Orçamento do Estado é apresentada na segunda-feira, dia 15.




pub