Política Monetária PSP ganha moeda de 2 euros

PSP ganha moeda de 2 euros

Os 150 anos da Segurança Pública - com a criação, em 1867, do precursor da PSP - dão o mote para uma emissão comemorativa de uma moeda de dois euros.
PSP ganha moeda de 2 euros
Negócios 21 de fevereiro de 2017 às 13:40

A comemoração dos 150 anos da Segurança Pública em Portugal levou o Governo a autorizar a cunhagem de uma moeda corrente de dois euros para celebrar as origens da Polícia de Segurança Pública.


A emissão comemorativa da moeda, a ser produzida Imprensa Nacional Casa da Moeda, vem formalizada esta terça-feira, 21 de Fevereiro, em Diário da República.


Está prevista a cunhagem de moedas com acabamento normal e especial até ao limite de 1,04 milhões de euros. Entre as moedas de acabamento especial, podem ser produzidas até 10 mil moedas do tipo "brilhantes não circuladas" e 10 mil "do tipo provas numismáticas".


A face nacional da moeda terá a inscrição "150 Anos da Segurança Pública" – alusiva à criação, em Julho de 1867, do Corpo de Polícia Civil, precursor da PSP – e terá representações dos cidadãos (silhuetas masculina e feminina) e de casario, que simboliza o país e as cidades onde a polícia desenvolve a sua actividade.


O desenho, da autoria de José de Guimarães, é encimado pelo emblema da PSP e as expressões "Direitos", "Liberdades" e "Garantias", rodeado pelas 12 estrelas que representam a União Europeia.


Além da moeda comemorativa da PSP, a INCM vai produzir a moeda "150 Anos do Nascimento de Raul Brandão", com limites semelhantes e igual número de moedas de acabamento especial.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI