Política Trump anuncia acordo de princípio com Japão sobre comércio

Trump anuncia acordo de princípio com Japão sobre comércio

A Casa Branca anunciou que os EUA e o Japão alcançaram um acordo de princípio, em matéria comercial, devendo nas próximas semanas ser assinado um entendimento.
Trump anuncia acordo de princípio com Japão sobre comércio
Reuters
Negócios 16 de setembro de 2019 às 23:34

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, num comunicado divulgado pela Casa Branca, que foi alcançado um acordo de princípio relativamente a barreiras comerciais entre os Estados Unidos e o Japão.

 

Segundo o mesmo documento, Trump diz pretender chegar ao acordo comercial efetivo com o Japão nas próximas semanas.

 

Trump afirma também que Washington e Tóquio vão alcançar um acordo executivo relativo ao comércio digital.

 

No passado dia 25 de agosto, o presidente norte-americano tinha já referido que os EUA estavam "muito perto" de concluírem um acordo comercial "importante" com o Japão. Washington e Tóquio "trabalham" neste acordo há cinco meses, sublinhou nessa altura o chefe da Casa Branca, citado pela Lusa.

 

Donald Trump e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, mantêm boas relações mas o presidente dos EUA tem repetidamente criticado "o enorme desequilíbrio comercial bilateral" em benefício do Japão e pediu relações "mais justas".

 

À margem da cimeira do G7 em Biarritz, Trump deu a entender que os dois países teriam acordado um corte nas tarifas de Tóquio sobre a carne bovina e suína dos EUA. Por seu lado, os Estados Unidos terão dito que cancelariam as suas tarifas relativamente a um grande número de produtos industriais nipónicos.

 

Nessa altura, a televisão estatal japonesa NHK referiu que, relativamente às taxas aduaneiras dos EUA aplicadas aos carros japoneses, estas seriam, "para já", mantidas, devendo ser alvo de conversações posteriores.

 

Mas nesta segunda-feira, 16 de setembro, o jornal nipónico Tokyo Shimbun avançou que o Japão e os EUA estavam a trabalhar numa declaração conjunta que incluirá a promessa dos Estados Unidos de não elevarem as tarifas alfandegárias nem introduzirem quotas à importação de veículos japoneses.

 

De acordo com a mesma fonte, a declaração conjunta de Trump e Abe poderá ser divulgada após um encontro entre os dois líderes na príxima semana, em Nova Iorque.


(notícia atualizada às 23:55)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI