Automóvel Volvo apresenta primeiro modelo 100% elétrico

Volvo apresenta primeiro modelo 100% elétrico

A Volvo acaba de apresentar a partir de Los Angeles o seu primeiro modelo 100% elétrico, o XC40 Recharge, que chega ao mercado português só em 2021.
Adriano Oliveira 17 de outubro de 2019 às 12:14

A marca sueca anunciou também que pretende lançar nos próximos cinco anos um novo modelo totalmente elétrico a cada ano, estimando que, em 2025, metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos elétricos, sendo a quota restante preenchida por modelos híbridos.

 

Todos os modelos Volvo que sejam carregáveis (neles se incluindo os 100% elétricos ou ‘plug-in hybrid’) passam a ter a designação Recharge.

 

 O novo XC40 Recharge terá 408 cv de potência e uma autonomia de 400 km (WLTP). As baterias podem ser carregadas em 40 minutos no sistema de carga rápida. Os tradicionais 0 aos 100 km/h são feitos em apenas 4,9 segundos.

 

Segundo os responsáveis da Volvo, o XC40 Recharge será um dos mais seguros das estradas, fazendo jus à tradição da marca. A parte frontal foi redesenhada e reforçada, devido à remoção de um motor a combustão, e para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, foi desenvolvida uma nova estrutura.

 

Colocada no solo da viatura, a bateria é protegida por uma ‘safety cage’ de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel. A motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabina.

 

 

Em termos de segurança ativa, o XC40 Recharge apresenta como novidades o facto de ser o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma ‘Advanced Driver Assistance Systems (ADAS)’, que inclui ‘software’ desenvolvido pela Zenuity, uma joint-venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.

 

 

Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução da tecnologia de condução autónoma.

 

No interior do habitáculo, o condutor irá encontrar um interface totalmente novo e completamente desenhado para modelos elétricos onde se inclui informação relevante como o estado da bateria. O novo sistema de Infotainment oferece uma capacidade de personalização mais intuitiva e novos serviços e tecnologia Google, onde se incluem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store.

 

O XC40 Recharge será o primeiro modelo da Volvo que irá receber software e atualização aérea do seu sistema operativo.




Marketing Automation certified by E-GOI