Banca & Finanças Faria de Oliveira: Banca “fará tudo para não agravar comissões cobradas aos clientes”

Faria de Oliveira: Banca “fará tudo para não agravar comissões cobradas aos clientes”

O representante da banca afasta, assim, a possibilidade de ser criada uma taxa sobre a utilização do multibanco por causa dos limites às taxas cobradas pelos bancos aos comerciantes nos pagamentos electrónicos. Uma opção que ontem tinha admitido.
Faria de Oliveira: Banca “fará tudo para não agravar comissões cobradas aos clientes”
Bruno Simão/Negócios
Maria João Gago 05 de dezembro de 2013 às 13:14

“No actual contexto, a banca fará tudo para não agravar as comissões cobradas aos clientes" afirmou hoje Faria de Oliveira, presidente da APB, na conferência do “Dinheiro Vivo”.

 

Faria de Oliveira afastou, assim, a possibilidade de ser criada uma taxa sobre a utilização do multibanco por causa dos limites às taxas cobradas pelos bancos aos comerciantes nos pagamentos electrónicos.

 

O banqueiro diz que "há muitas modalidades" para compensar a perda de receitas que ocorrerá com a decisão europeia. "Podem aumentar-se as anuidades dos cartões ou aumentar as taxas de juro de financiamento da economia", sublinhou o responsável.

 

Faria de Oliveira explicou que há uma lei em Portugal que impede a aplicação de taxa sobre o uso do multibanco. Por outro lado, acredita que as autoridades europeias ainda podem recuar, já que a decisão da Comissão Europeia tem ainda de ser aprovada pelo Parlamento europeu e pelo Conselho europeu. "Tentamos que esta situação seja solucionada até porque toda a banca europeia tem manifestado reservas" sobre esta decisão europeia”, sublinhou o responsável, acrescentando que “pode ser que a decisão venha a cair".

 

Na quarta-feira o presidente da APB tinha adoptado uma posição bem diferente sobre esta matéria, admitindo que a implementação de limites às comissões pagas pelos comerciantes à banca pelos pagamentos com cartões electrónicos, que está a ser preparada por Bruxelas, podia levar os bancos a cobrarem comissões pelos levantamentos na rede Multibanco.

 

"Tudo o que agrava, em termos de custos, a actividade bancária, para melhorar a rentabilidade, tem que ter uma contrapartida de obtenção de receitas de uma outra qualquer via", disse ontem Faria de Oliveira.

 

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI