Banca & Finanças Pedro Gouveia Alves escolhido para CEO do Montepio

Pedro Gouveia Alves escolhido para CEO do Montepio

O atual administrador não executivo do Banco Montepio e presidente do Montepio Crédito foi a escolha de Carlos Tavares e da Associação Mutualista para o cargo de CEO do banco. A proposta já foi enviada para o Banco de Portugal.
Pedro Gouveia Alves escolhido para CEO do Montepio
Vitor Mota/Cofina
Rita Atalaia 18 de outubro de 2019 às 10:22
Pedro Gouveia Alves é a escolha de Carlos Tavares e da Associação Mutualista Montepio Geral para o cargo de CEO do Banco Montepio. A proposta, que já foi enviada para o Banco de Portugal, põe fim a meses de impasse na liderança da instituição financeira. 

A informação é avançada pelo Jornal Económico, esta sexta-feira, e foi confirmada pelo Jornal de Negócios. Contactado, o Montepio afirma "não poder fazer comentários sobre assuntos da vida interna do banco". 

O nome do atual administrador não executivo do Banco Montepio e presidente do Montepio Crédito surge após Dulce Mota ter assumido, de forma interina, o cargo de CEO do banco em fevereiro. Isto depois de o Banco de Portugal ter feito saber que Carlos Tavares não podia continuar a acumular o cargo de presidente executivo e "chairman" do banco.

Há, porém, ainda outro impasse por resolver, neste caso na liderança da Associação Mutualista Montepio Geral. Na quinta-feira, o Público avançou que a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) terá dado praticamente por fechada a avaliação à idoneidade de Tomás Correia. E chegado à conclusão de que o responsável não tem condições para continuar à frente da mutualista. 

Mais detalhes poderão ser conhecidos na próxima semana, quando se realizar a reunião do Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio Geral. Esta está marcada para dia 24 de outubro, disse fonte oficial da mutualista à Lusa, na quarta-feira.

Esta reunião será a última antes da alteração dos estatutos e sua subsequente extinção, de forma a entrar em conformidade com o novo Código das Associações Mutualistas. Questionada sobre a possibilidade de Tomás Correia renunciar à presidência nesta reunião, a mesma fonte negou.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI