Empresas As 10 maiores exportadoras e as 10 maiores importadoras de 2019

As 10 maiores exportadoras e as 10 maiores importadoras de 2019

Saiba quais foram as empresas portuguesas que mais importações de bens fizeram e as que mais exportaram no ano passado.
As 10 maiores exportadoras e as 10 maiores importadoras de 2019
Inês Gomes Lourenço/Correio da Manhã
A Autoeuropa voltou a liderar o ranking das 10 maiores exportadoras de Portugal, o que não acontecia desde 2005. Esta é uma das principais novidades dos dados sobre as empresas com mais exportações e importações de 2019 que o Instituto Nacional de Estatística (INE) forneceu a pedido do Negócios.

Entre 2018 e 2019, os rankings das 10 maiores importadoras e das 10 maiores exportadoras não mudaram de forma drástica, mas há pequenas alterações a notar. 

Do lado das exportações, a fábrica de Palmela da Autoeuropa registou um recorde de produção e tirou a Petrogal (Galp) da liderança que mantinha há dez anos consecutivos. Também num ano de recorde de produção, a fábrica de Mangualde da PSA entrou para o sétimo lugar. Os restantes mantiveram-se no ranking. 

Do lado das importações, o top continua a ser liderado pela Petrogal, que compra crude ao exterior para refinar. A surpresa está no segundo lugar que agora é ocupado pela TAP por causa da compra de aviões à Airbus com o objetivo de renovar 30% da frota. Com a entrada no ranking das exportações, a PSA também entra no das importações dado o elevado conteúdo importado, levando à saída do BMW.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI