Telecomunicações Concorrência aprova compra da Oni e da Nowo

Concorrência aprova compra da Oni e da Nowo

O regulador decidiu não se opor à compra, por parte da espanhola MásMovil e do fundo GAEA Inversión, da Nowo e da Oni.
Concorrência aprova compra da Oni e da Nowo
Bruno Simão

Os espanhóis da MásMovil e do fundo GAEA Inversión já receberam "luz verde" do regulador da concorrência português para avançarem com a compra da Cabonitel, empresa que detém a Nowo e a Oni.

 

"O conselho da AdC adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração" em causa, revela o regulador numa nota publicada no site. A decisão foi tomada no dia 15 de outubro.

 

O regulador liderado por Margarida Matos Rosa considera que a operação "não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste", pelo que a operação não merece a oposição da AdC.

 

A espanhola MàsMóvil, em conjunto com a GAEA, compraram a dona das operadoras de comunicações Nowo e Oni, numa operação que foi anunciada em agosto. Antes a Cabonitel estava nas mãos do fundo americano KKR.

 

A MásMóvil explicou, na altura, que vai contribuir com menos de 15 milhões de euros para esta aquisição, mas será um acionista operacional "facilitando a concretização de sinergias por exemplo derivadas da compra de equipamentos e redes, bem como de roaming internacional".

 
Em maio tinha sido noticiado pelo jornal espanhol El Economista que o fundo KKR tinha oferecido à MàsMóvil, a quarta maior operadora de telecomunicações espanhola, a possibilidade de entrar no mercado português através da compra de uma posição minoritária na Nowo.

 

A Cabovisão, que deu origem à Nowo, e a Oni, direcionada para o segmento empresarial, foram vendidas pela Altice em setembro de 2015 ao fundo Apax. A operação foi imposta por Bruxelas no seguimento da compra da PT Portugal pelo grupo de Patrick Drahi.  No ano passado a Apax alienou as operadoras ao fundo de private equity KKR.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI