Tecnologias Google vai investir 3 mil milhões para expandir centros de dados na Europa

Google vai investir 3 mil milhões para expandir centros de dados na Europa

A Google está a reforçar o investimento na Europa. Para além da expansão de centros de dados, a acontecer até 2021, há ainda novas parcerias no setor da energia.
Google vai investir 3 mil milhões para expandir centros de dados na Europa
Bloomberg
Ana Batalha Oliveira 20 de setembro de 2019 às 15:47

A Google vai investir 3 mil milhões de euros na expansão de centros de dados ("datacenters") na Europa, uma quantia a ser distribuída pelos próximos dois anos.

O anúncio foi feito pelo CEO da Google, Sundar Pichai, através de uma publicação num blog. Segundo o responsável da gigante tecnológica, estes 3 mil milhões elevam o nível de investimento na Europa a 15 mil milhões desde 2007. A base de trabalhadores a tempo inteiro está nos 13.000.

Em destaque está a fatia de 600 milhões de euros que vai ser destinada ao alargamento do centro finlandês, em Hamina.

A Portugal não há referência como um possível destino de parte da quantia. O último investimento da Google por terras lusas foi um centro de operações de fornecedores, inaugurado em 2018.

O CEO anunciou ainda que, dos 1.600 megawatts de energia renovável que adquiriu recentemente através de 18 contratos, metade vai ser produzido na Europa. Este negócio vai representar um investimento de mil milhões de euros em nova infraestutura. Os projetos oscilam entre o eólico e o solar, e vão permitir alargar a capacidade renovável a que a Google recorre em mais de 40%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI