Tecnologias Huawei apresenta telemóveis 5G que excluem aplicações Google

Huawei apresenta telemóveis 5G que excluem aplicações Google

Depois de os Estados Unidos terem colocado a Huawei na lista negra do comércio, a empresa chinesa teve de se adaptar. Os nvos telemóveis vêm com uma alternativa ao Android 10, o sistema mais recente da Google.
Huawei apresenta telemóveis 5G que excluem aplicações Google
Negócios 19 de setembro de 2019 às 16:00

A Huawei lançou o novo telemóvel da marca, o Mate 30. Este equipamento chega com duas novidades: suporta a rede 5G e o sistema operativo, apesar de ter por base o Android da Google, tem apenas as funcionalidades em comum – as aplicações ficam de fora.

O lançamento da nova gama de telemóveis Huawei aconteceu esta quinta-feira, 19 de setembro, em Munique. A apresentação teve lugar num momento decisivo para a empresa chinesa, depois de ter sido incluída na lista negra dos Estados Unidos. Esta decisão de Washington impõe limitações na relação com empresas americanas, como é o caso da Google.

A solução da Huawei para travar o impasse de não poder socorrer-se do sistema Android, da autoria da Google, foi partir de uma versão mais básica do mesmo e construir o chamado EMUI10. Este "desvio" faz com que aplicações emblemáticas da Google, como o Gmail ou o Google Maps, não venham instaladas no dispositivo.

O Mate 30 e Mate 30 Pro foram o foco da apresentação. Diferem nas dimensões do ecrã mas têm em comum uma câmara para selfies com três lentes que pretende um efeito 3D na fotografia e, nas costas do equipamento, outras quatro câmaras – uma área em que a área tem feito esforço por se distinguir. Os sensores que captam movimento também chamaram a atenção, sendo possível manejar o telemóvel sem lhe tocar.

O modelo vem em seis cores diferentes, entre as quais "cabedal vegan". Quanto aos preços, são equivalentes aos dos novos iPhone: o Mate 30 custa 799 euros e o Mate 30 Pro ascende aos 1.099 euros – aos quais acrescem 100 euros caso se queira a versão que suporta 5G.

Para além das "estrelas" do evento, foi anunciado que o Mate X, o primeiro smarphone dobrável da Huawei, que vai ser vendido na China já em outubro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI