Redes Sociais Facebook na iminência de multa multi-milionária no seu país

Facebook na iminência de multa multi-milionária no seu país

A rede social poderá ser condenada ao pagamento de uma multa milionária nos Estados Unidos.
Facebook na iminência de multa multi-milionária no seu país
Reuters
Negócios 19 de janeiro de 2019 às 16:01
O Facebook poderá enfrentar uma multa multimilionária pelos supervisores norte-americanos, avançou o The Washington Post.

Na reunião dos reguladores, a FTC (Federal Trade Commission) admitiu a imposição de uma coima ao Facebook por violação de um acordo com o Governo de proteção dos dados privados dos seus utilizadores, avança o jornal, que diz ter falado com três fontes.

As investigações iniciaram-se no ano passado. E a confirmar-se a coima será a mais elevada sanção à rede social nos Estados Unidos, desde que foi denunciado o caso da Cambridge Analytica, em março de 2018, no âmbito do qual se descobriu que informação pessoal de cerca de 87 milhões de utilizadores do Facebook foram utilizadas para fins políticos, sem o seu conhecimento e consentimento.

A multa pode atingir os 22,5 mil milhões de dólares, avança o jornal, acima da que foi imposta ao Google em 2012. O que será um recorde nos casos de violação da privacidade. Mas o valor final não está fechado. O anúncio poderá ser feito em breve.

O Facebook está em contacto com a FTC, mas o jornal não conseguiu apurar se está a ser desenhado algum tipo de acordo. O jornal diz não ter conseguido contactar a FTC devido ao "shutdown" do governo norte-americana, que face à falta de autorização para realizar despesa por parte do congresso, vê-se obrigado a fechar alguns serviços públicos.

Também o Facebook não fez comentários.

A FTC já emitiu, nos últimos tempos, multas elevadas para empresas por terem defraudado os consumidores. O Washington Post lembra a imposição à Volkswagen, em 2016, de desembolsar mais de 14 mil milhões de dólares para compensar os consumidores da fraude nos testes das emissões. Nem sempre as decisões são, no entanto, unânimes dentro da entidade.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI