Bolsa Glencore investigada no Reino Unido por suspeitas de pagamento de subornos

Glencore investigada no Reino Unido por suspeitas de pagamento de subornos

A gigante da mineração, que está a ser investigada pelas autoridades norte-americanas por suspeitas de corrupção, ficou agora na mira do Reino Unido num processo relacionado com pagamento de subornos na República Democrática do Congo.
Glencore investigada no Reino Unido por suspeitas de pagamento de subornos
Rita Faria 05 de dezembro de 2019 às 15:07

A Glencore, gigante anglo-suíça da mineração, está a ser alvo de um processo de investigação do Serious Fraud Office (SFO), no Reino Unido, por suspeitas de pagamento de subornos.

A informação foi avançada pela própria empresa esta quinta-feira, 5 de dezembro, e confirmada posteriormente pelas próprias autoridades britânicas.

"A Glencore foi notificada hoje que o Serious Fraud Office (SFO) abriu uma investigação sobre suspeitas de suborno na condução dos negócios do grupo", refere a empresa em comunicado, acrescentando que irá colaborar com a investigação.

O SFO concretizou que a investigação tem por alvo a "condução dos negócios do grupo de empresas Glencore, os seus responsáveis, funcionários, agentes e pessoas associadas".

A notícia é conhecida cerca de um ano e meio depois de a Bloomberg ter noticiado que as autoridades britânicas estavam preocupadas com as atividades da Glencore na República Democrática do Congo (RDC) e as suas ligações ao bilionário israelita Dan Gertler, antigo parceiro de negócios naquele país.

Em dezembro de 2017, Gertler foi alvo de sanções dos Estados Unidos por alegados "negócios opacos e corruptos" na República Democrática do Congo, e a própria Glencore já está a ser investigada pelo Departamento de Justiça norte-americano por suspeitas de corrupção na República Democrática do Congo, Venezuela e Nigéria.

A Glencore é a maior empresa ocidental de mineração a operar na RDC, que é o maior produtor de cobre de África e onde tem origem metade do cobalto do mundo.

A notícia da investigação está a levar as ações da Glencore a afundar 7,7% para 220 pences.




Marketing Automation certified by E-GOI