Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira os Estados Unidos e a China retomam as negociações com vista a um acordo comercial.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 10 de outubro de 2019 às 07:30
China e EUA regressam às negociações

Esta quinta-feira marca o primeiro de dois dias de encontros entre os representantes comerciais e responsáveis de topo dos EUA e da China. O vice-presidente chinês, Liu He, visita Washington para conversas bilaterais com os norte-americanos.

 

Os encontros acontecem numa altura em que se registam avanços e recuos nas declarações de ambas as partes, o que tem contribuído para uma grande volatilidade nas bolsas. Ontem foi divulgado que as autoridades chinesas vão chegar a Washington com uma proposta para comprarem mais 3,25 mil milhões de dólares em bens norte-americanos, o que ajudou a melhorar o sentimento dos investidores, que regressaram com mais confiança ao mercado acionista. No entanto, ao final do dia foi avançado que a China tem agora menos expectativas de um acordo comercial, o que arrefeceu o otimismo e fez com que Wall Street cedesse parte dos ganhos no fecho da sessão regular. No "after hours", as principais bolsas do outro lado do Atlântico entraram mesmo no vermelho.

 

Esta guerra comercial tem contribuído para o arrefecimento económico, um dos motivos que levou a Fed a cortar juros em julho e em setembro, podendo vir a tomar igual decisão na reunião deste mês. Nas atas ontem divulgadas, relativas à reunião de política monetária de 17 e 18 de setembro, os responsáveis do banco central norte-americano mostraram-se receosos com a evolução da atividade económica do país.

 

Sporting, BCP e Novo Banco reestruturam financiamento

A SAD do Sporting anunciou ontem à noite que foram formalizadas as alterações aos contratos de financiamento entre o Grupo Sporting e os bancos Millennium bcp e Novo Banco, com um "perdão" de 94,5 milhões de euros.

 

"No âmbito deste acordo, o Grupo Sporting procedeu à regularização de todas as obrigações pecuniárias vencidas, encontrando-se assim em cumprimento perante os bancos", acrescentava o comunicado divulgado na CMVM.

 

Patris entra na Pharol com 4,34%

A Real Vida Seguros, propriedade a 100 % da Patris Investimentos SGPS – por sua vez detida em 54,518% por Gonaçlo Pereira Coutinho –, adquiriu uma posição de 4,34% na Pharol.

 

Em comunicado divulgado na quarta-feira junto da CMVM, já depois do fecho da bolsa nacional, a Pharol indicou que a Real Vida Seguros comprou a 8 de outubro um total de 38.875.874 ações da operadora liderada por Luís Palha da Silva. A Real Vida Seguros passou assim a deter 4,34% dos direitos de voto na Pharol. A Patris, recorde-se, tem estado a reestruturar o grupo e a centrar a atividade na Real Vida Seguros.

 

Johnson e Varadkar debatem Brexit

Os primeiros-ministros britânico e irlandês vão encontrar-se hoje no noroeste de Inglaterra para falar sobre o Brexit, acompanhados de assessores para "discussões detalhadas". A reunião de Boris Johnson com Leo Varadkar, à hora de almoço, será "privada, para permitir que os líderes e as suas equipas tenham discussões detalhadas", vincou o comunicado citado pela Lusa. O local não foi especificado e não serão feitas declarações à imprensa.

 

Para esta quinta-feira está também agendado um encontro em Bruxelas entre o ministro britânico para o Brexit, Steve Barclay, e o negociador-chefe da União Europeia, Michel Barnier, para fazer um balanço sobre as negociações técnicas no sentido de se alcançar um acordo de saída entre as duas partes.

 

Novos indicadores económicos centram atenções

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica hoje os dados do índice de preços no consumidor em setembro, bem como as estatísticas do comércio internacional relativas a agosto. O INE divulga ainda o registo de agosto do índice de produção, emprego, remunerações e horas trabalhadas na construção e obras públicas.

 

Por seu lado, o Banco de Portugal apresenta o Boletim Económico de outubro.

 

Na Europa também serão divulgados novos dados económicos, com destaque para a produção industrial de França, Itália e Reino Unido, e para os números da balança comercial da Alemanha.

 

Também nos EUA há novidades nesta quinta-feira. Serão divulgados os dados dos preços no consumidor, que se espera que tenham subido 0,2% em setembro face ao mês anterior e 2,4% em termos homólogos. Teremos também os números dos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada.

 

Destaque também para o facto de o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresentar nesta quinta-feira o seu relatório com as estimativas para a oferta e procura de produtos agrícolas a nível mundial.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI