Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira as SAD do Sport Lisboa Benfica e do Futebol Clube do Porto estão a reagir aos resultados dos jogos de ontem. No caso das “águias”, a saída de Bruno Lage como treinador também estará a pesar.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Benfica e Porto reagem a resultados

As ações do Benfica e do FC Porto estarão a reagir aos resultados dos jogos de ontem, em que as "águias" perderam na Madeira e os "dragões" venceram em Paços de Ferreira.

 

O FC Porto tem agora seis pontos de vantagem na liderança. A derrota levou ainda à saída de Bruno Lage do comando técnico do Benfica.

 

Dados económicos em foco

O Instituto Nacional de Estatística (INE) dá a conhecer o índice de produção industrial, relativo ao mês de maio, bem como a estimativa rápida do IPC (junho).

 

Ainda na Europa, são divulgados também os primeiros números para a evolução da taxa de inflação na Zona Euro em junho. Destaque ainda para os dados do PIB do Reino Unido e de Espanha no primeiro trimestre e para a inflação de junho em França e Itália.

 

Serão igualmente conhecidos dados da confiança dos consumidores, relativos a junho, nos Estados Unidos.

 

EUA aumentam pressão sobre a China

Os Estados Unidos deram mais um passo hoje, no braço de ferro com Pequim – devido à lei de segurança nacional da China para Hong Kong, que os norte-americanos consideram que restringe a liberdade daquele território – tendo dificultado a exportação de tecnologia sensível para Hong Kong.

"Com a imposição do Partido Comunista Chinês de novas medidas de segurança em Hong Kong, o risco de que tecnologia sensível dos EUA seja desviada para o Exército de Libertação do Povo ou para o Ministério da Segurança do Estado aumentou, minando assim a autonomia do território", declarou o secretário-norte-americano do Comércio, Wilbur Ross. Assim, o Departamento norte-americano do Comércio anunciou que vai suspender os regulamentos que atribuem um tratamento especial a Hong Kong, nomeadamente no que diz respeito às exceções nas licenças de exportação.

 

Johnson anuncia pormenores do plano de relançamento

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai anunciar hoje um "enorme plano" de relançamento da economia britânica, assente em grandes projetos públicos de construção de infraestruturas, para recuperar da crise provocada pela pandemia, noticiou a imprensa britânica, citada pela Lusa.

 

A pandemia de covid-19 "foi um enorme, enorme, choque para o país, mas vamos recuperar muito bem", disse Johnson numa entrevista ao Mail no domingo. "Se a covid fosse um relâmpago, o que estamos prestes a ver é uma trovoada de consequências económicas. Vamos estar preparados", assegurou.

 

Powell e Mnuchin comparecem na Câmara dos Representantes

O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, falarão hoje perante o comité de serviços financeiros da Câmara dos Representantes.

 

Ainda em matéria de política monetária, o presidente da Fed de Nova Iorque, John Williams, discursa sobre o papel dos bancos centrais na era da covid-19, num webinar promovido pelo Institute of International Finance. No mesmo evento serão também oradores Isabel Schnabel, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, e Jon Cunliffe, vice-governador do Banco de Inglaterra. Por outro lado, Andy Haldane, economista-chefe do Banco de Inglaterra, marca presença num webinar sobre "O Segundo Trimestre".

jsjsj

 




Marketing Automation certified by E-GOI