Mercados A semana em oito gráficos: Europa cai pouco com retoma de sexta-feira. Dólar desce para valores de 7 de Novembro

A semana em oito gráficos: Europa cai pouco com retoma de sexta-feira. Dólar desce para valores de 7 de Novembro

As bolsas europeias registaram uma queda ligeira no acumulado desta semana, à conta do bom desempenho de sexta-feira, que eliminou quase todas as perdas de segunda e quinta-feira.
A semana em oito gráficos: Europa cai pouco com retoma de sexta-feira. Dólar desce para valores de 7 de Novembro
Reuters

As bolsas do Velho Continente, que negociaram somente em três sessões esta semana, apresentaram um saldo generalizadamente negativo, pressionadas pelos renovados sinais de desaceleração económica mundial e pelo clima de incerteza e volatilidade nos mercados que tem deixado os investidores mais cautelosos.

 

Em alta, só esteve o britânico FTSE, mas os restantes índices acabaram por não ter perdas expressivas, à conta do bom desempenho de sexta-feira.

 

Assim, depois da queda de segunda-feira e de não ter havido negociação bolsista na Europa nas sessões de terça e quarta-feira, as praças do Velho Continente regressaram às perdas na quinta-feira. Mas os substanciais ganhos da última sessão da semana – os mais acentuados em quase nove meses – acabaram por quase dissipar o cômputo negativo da semana.

 

O Stoxx Europe 600 fechou a subir 2% na sexta-feira, o seu maior ganho diário desde 5 de Abril, reduzindo assim a queda anual para 13,71%.

 

Nos EUA, cujas bolsas estiveram encerradas apenas no Dia de Natal, a semana acabou por ser positiva, apesar das fortes quedas de segunda-feira, pois os expressivos ganhos de quarta-feira e as restantes sessões em alta acabaram por trazer uma reviravolta a Wall Street.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI