Mercados Euronext compra plataforma de trading" de energia" em Oslo

Euronext compra plataforma de trading" de energia" em Oslo

A Euronext continua a investir nos países nórdicos, em particular em Oslo, onde faz a sua segunda aquisição este ano.
Euronext compra plataforma de trading" de energia" em Oslo
Miguel Baltazar/Negócios
Ana Batalha Oliveira 05 de dezembro de 2019 às 08:02

A Euronext, a dona da bolsa portuguesa, continua as operações de aquisição: comprou 66% da Nord Pool, uma plataforma de "trading" de energia sedeada em Oslo.

O acordo de compra implica uma despesa de 84 milhões de euros para a Euronext, que fica com 66% do capital acionista e dos direitos de voto do grupo Nord Pool e passa a liderar em parceria com aqueles que, até agora, eram os donos da Nord Pool: os Operadores do Sistema de Transmissão Nórdicos e do Báltico (TSO, na sigla em inglês). Estes mantêm agora uma fatia de 34% no capital da empresa.

Desta forma, a Euronext reforça a presença em Oslo, a cidade onde, no início do ano, comprou a bolsa norueguesa, a Oslo Bors. Os escritórios da empresa adquirida estendem-se, contudo, por Helsínquia, Estocolmo, Tallinn, Berlin e Londres.

De acordo com o comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Nord Pool é líder no mercado onde atua e a Euronext diz-se satisfeita por contar com parceiros "experientes". O objetivo é tornar a plataforma no "centro de excelência" da Euronext para o trading de matérias-primas.

A Nord Pool oferece serviços de trading de energia e outros associados, permitindo trocas intradiárias e com um dia de antecipação. Na Europa, a empresa conta com mais de 360 clientes de 20 países. Em 2018, a Nord Pool gerou receitas de 40 milhões de euros e foram transacionados através desta plataforma 524 terawatts.

A compra desta nova plataforma permite à Euronext cumprir a estratégia de diversificar a base de ativos para além dos mercados financeiros e de apostar nos países mais a Norte da Europa.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI