CCDR Centro CCDR Centro assume papel ativo no desenvolvimento dos territórios

CCDR Centro assume papel ativo no desenvolvimento dos territórios

A missão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) é a promoção do desenvolvimento regional.
CCDR Centro assume papel ativo no desenvolvimento dos territórios

A região Centro é muito diversa, persistindo elevadas assimetrias regionais. A taxa de desemprego é sistematicamente mais baixa do que a taxa de desemprego nacional, possuindo ainda uma taxa de envelhecimento acima da média nacional. Conta com um tecido económico diversificado, onde os setores tradicionais conseguiram fazer a atualização tecnológica e organizacional e onde despontam setores baseados em tecnologias de ponta.

Na região existe um tecido empresarial associado a alguns núcleos urbanos com especialização produtiva, como é o caso do material de construção; dos produtos metálicos; dos bens alimentares; plásticos; madeira; cortiça; mobiliário; mecânica e eletrónica. Emergem atividades de grande potencial, como as ligadas às TICE, à biotecnologia ou às ciências da saúde.

O Centro tem vindo a mostrar uma atratividade crescente para o investimento estrangeiro, bem como para a procura turística, em função do seu rico e diversificado património cultural, natural, construído.

As micro e pequenas empresas são a base empresarial da região, pelo que se torna essencial que a envolvente seja dinâmica e estimulante e seja um fator de reforço de competência e de promoção da inovação.

A CCDR Centro posiciona-se como broker territorial da região, que em grande medida se concretiza numa estreita articulação com os atores da região e com os territórios, nomeadamente com as câmaras municipais, com as comunidades intermunicipais (CIM), com os grupos de ação local (GAL), com as Estratégias de Eficiência Coletiva (os PROVERE e Clusters), com os atores do sistema científico e tecnológico, com as associações empresariais e com a entidade regional de turismo. A CCDR Centro tem também que se articular com a administração central desconcentrada (ex:  Direção Regional da Cultura, Administração Regional de Saúde, Direção de Serviços da Região Centro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, entre outras).

A Comissão procura, de forma permanente, construir e implementar uma estratégia de desenvolvimento regional participativa, ou seja com os agentes da região, que alimenta sobretudo com os fundos do Programa Operacional Regional que gere.

É parte importante dessa estratégia a promoção da internacionalização da região, através da dinamização de projetos de cooperação transfronteiriça e da abertura à Europa, facultando informação aos agentes da região, bem como fomentando a sua presença internacional através da integração em redes e projetos aprovados no âmbito europeu.

É de destacar a importância da participação da CCDR Centro, no âmbito da iniciativa comunitária Horizonte 2020 e outras, em projetos de definição de políticas públicas internacionais em áreas que assumirão cada vez maior destaque, quer para a competitividade das economias, quer em termos das opções de financiamento do próximo quadro comunitário: sustentabilidade das infraestruturas científicas, economia circular, envelhecimento ativo e saudável e digitalização.

Igualmente diferenciador da ação ativa da CCDR Centro é o acolhimento de missões de delegações internacionais (China, Brasil, Alemanha, Chile, Albânia e Macedónia), o acompanhamento do investimento direto estrangeiro (IDE) na região Centro, ou a participação ativa do Centro de Portugal nos Open Days. Trata-se do maior evento anual no calendário das cidades e regiões europeias, organizado pelo Comité das Regiões e pela Comissão Europeia, em cooperação com o Parlamento Europeu e a Presidência da União Europeia, no qual a região Centro participa desde 2008, aproveitando sempre a oportunidade para divulgar a região e para mostrar boas experiências de aplicação de fundos europeus.

Uma âncora que distingue e promove esta instituição e a região que representa é sem dúvida a participação nos Prémios Regiostars, fomentando as parcerias com os agentes do território e a sua visibilidade internacional. Os Prémios Regiostars são uma iniciativa da Comissão Europeia, que distingue projetos inovadores da Política de Coesão, tendo a região Centro conquistado vários prémios nos últimos anos. O Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão e o projeto de Reabilitação do lugar da Vista Alegre venceram os Prémios Regiostars em 2018.


Promover e divulgar boas práticas

A CCDR Centro promove a mudança de comportamentos, estimula o trabalho em rede e a inserção em redes internacionais dos atores e instituições regionais, designadamente nas seguintes áreas:

Empreendedorismo (Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas em estreita articulação com as CIM desde 2014);

Dinâmica empresarial (Galardão e Gala das Empresas Gazela). Esta iniciativa da CCDR Centro foi distinguida com o 1.º Prémio Nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2018, na categoria de "Desenvolvimento do Ambiente Empresarial", e Prémios Start-up na Saúde.

Envelhecimento Ativo e Saudável (Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro e elaboração de um Catálogo com a sua disponibilização, para dar visibilidade a essas práticas e às entidades que as levam a cabo, estimulando a sua replicação na região, bem como o trabalho em parceria).




pub

Marketing Automation certified by E-GOI