Formação de Executivos 2019 Formação diferenciadora e complementar

Formação diferenciadora e complementar

Ao desenvolver a formação para executivos, a PwC aposta numa oferta de valor acrescentado acompanhada de uma componente pedagógica forte.
Formação diferenciadora e complementar

A PwC’s Academy nasceu para apoiar as diferentes linhas de serviço da consultora – auditoria, consultoria fiscal, consultoria de gestão – na resposta às solicitações de formação por parte dos clientes, essencialmente clientes empresa. Hoje, uma boa percentagem dos formandos são quadros de topo de empresas, que recorrem às nossas formações para se manterem atualizados e terem acesso às melhores práticas. Com esta oferta, a PwC’s Academy assume-se ao mesmo tempo como diferenciadora e complementar à oferta das universidades. Isto é, não encara as universidades como concorrentes, até porque existem relações de parceria que a unem ao meio académico. "Acreditamos que aquilo que fazemos é distinto, porque além do caráter tipicamente de menor duração dos nossos cursos, relativamente à oferta das universidades, a formação da PwC’s Academy assenta na componente prática dos conteúdos, construção de casos práticos inspirados em casos reais e é muito orientada para o saber-fazer dos profissionais", esclarece Catarina João Morgado, head of PwC's Academy.

 

 

"Provocar dores de cabeça"

 

 

Na oferta da academia, existem os best-sellers que são realizados todos os anos – no formato interempresas –, como seja a formação em Consolidação de Contas, as normas IFRS e seus impactos fiscais e temas de auditoria interna e gestão de risco. Na modalidade "à medida", Catarina Morgado reconhece que tem existido um aumento na procura dos projetos de e-learning customizados para o setor financeiro, por exemplo, no âmbito da prevenção do branqueamento de capitais e formação contínua da MiFID II, bem como uma procura crescente em programas de formação comportamental focados no desenvolvimento de competências de liderança, suportados em ferramentas de análise de perfil comportamental, sempre que possível.

 

 

"Costumamos dizer que um dos objetivos das nossas sessões é ‘provocar dores de cabeça’ aos nossos participantes, isto porque trazemos à luz as principais preocupações sobre o tema em causa, como forma de captar a atenção, para depois desconstruirmos as dificuldades em conjunto e debatermos soluções para as colmatar", refere a responsável.

 

 

Criticidade faz aumentar a procura

 

 

Catarina Morgado diz que a procura deste tipo de formação para executivos tem aumentado, não só fruto da melhoria do contexto económico, como também resultado do aumento das exigências regulatórias ao setor financeiro entre outras – como é o exemplo da RGPD –, assim como da crescente consciencialização da criticidade da formação ao longo da vida e da valorização dos recursos humanos e condição de sucesso face aos desafios atuais.

 

 

A diferenciação é a pedra de toque para conquistar a atenção dos executivos e Catarina Morgado garante que a diferenciação da oferta PwC está nos profissionais. "Pertencendo a uma network composta por mais de 250.000 colaboradores atuando em 158 países em que no ano financeiro de 2018 (julho 2017 – junho 2018) as firmas membro da network PwC trabalharam para mais de metade das maiores empresas de cada mercado regional, o que nos distingue é um profundo conhecimento do mercado e a capacidade de encontrar resposta para as questões mais complexas", destaca a responsável. A partilha desse conhecimento e experiência, a par de uma metodologia sólida, é um trunfo que não pode ser ignorado.

 

  

Formadores internos

 

 

Catarina Morgado também entrega parte dos louros aos formadores, que segundo ela são "determinantes" para o sucesso dos cursos. A estratégia da PwC’s Academy é trabalhar quase em exclusivo com formadores internos, isto é, com os consultores PwC, sendo essa uma das características distintivas enumeradas. "Ao escolherem a PwC’s Academy, os nossos clientes sabem que vão contactar com profissionais experientes e detentores de conhecimento que adquiriram, por um lado, através da network PwC, e sobretudo no terreno, encontrando soluções para os desafios colocados diariamente pelos nossos clientes", acrescenta a especialista.

 

 

Quando é necessário recorrer a parceiros externos, este processo é conduzido numa perspetiva complementar com a oferta PwC e "sempre com o intuito de criar uma solução diferenciadora", diz Catarina Morgado.


Transformação digital é novidade

Dar resposta a alterações regulatórias e legislativas é o que motiva a inovação nos cursos PwC. É o exemplo da oferta em fiscalidade, na qual surgem novidades frequentes. "Temos de facto muitas novidades em preparação no que respeita à transformação digital, trazendo para a nossa oferta temas relacionados com data science, data analytics e tax function of the future, por exemplo, nos quais iremos partilhar ferramentas práticas de modo que os participantes possam sair da formação com pistas concretas de implementação", avança Catarina Morgado.

O e-learning e a utilização crescente da tecnologia como veículo de proximidade com os clientes, bem como para dar resposta aos formatos preferenciais dos diferentes públicos, serão também pontos de melhoria em que haverá investimento. "Contamos ter também novidades em áreas como coaching, feedback e gamification", deixa ainda em aberto a head of PwC's Academy.

 




Marketing Automation certified by E-GOI