Negócios do Mar 2019 Fórum Oceano está na onda do desenvolvimento

Fórum Oceano está na onda do desenvolvimento

Associação promove o desenvolvimento da economia do mar.
Fórum Oceano está na onda do desenvolvimento

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar foi criada em 2015 após a fusão da Associação FEEM na Oceano XXI. Com sede em Leça da Palmeira e com delegação em Lisboa, o seu objetivo é promover o desenvolvimento da economia do mar. Neste âmbito, a Fórum Oceano (FO) reforça as dinâmicas de cooperação estratégica entre atores – empresas, centros de IDT, instituições de ensino superior, organismos da Administração Pública – e promove a competitividade das principais cadeias de valor que utilizam o mar e os recursos marinhos como elementos centrais da sua atividade. Contribui, assim, de forma sustentável para o crescimento económico, exportações, emprego e para aumentar a importância da economia do mar na economia nacional.

 

Para levar a cabo a sua missão, enquanto entidade dinamizadora do "Cluster do Mar Português", a FO desenvolve vários projetos em favor do desenvolvimento da economia do mar. O INvertebrateIT – valorização de invertebrados para a alimentação de peixes; o VALORMAR – programa mobilizador integrador da fileira do pescado; o SAFER – inovação na fileira do pescado; ou o ONBOARD – perfis profissionais e de formação para o setor dos portos, transportes e logística são alguns deles, existindo, todavia, muitos outros. A FO organiza encontros profissionais (B2B) de apoio à internacionalização das empresas e ao desenvolvimento de negócios, organiza missões empresariais para os seus associados e acolhe missões inversas como, por exemplo, a missão realizada pelo Cluster Marítimo de San Diego, The Maritime Alliance, em março de 2018, e participa em eventos internacionais para apresentação e promoção do Cluster.

Rui Azevedo, secretário-geral da Fórum Oceano, prossegue, explicando melhor as várias atvidades da Associção.

 

A Fórum Oceano integra um conjunto de redes internacionais de Clusters (ENMC - European Network of Maritime Clusters; BTCA - BlueTech Cluster Alliance) e de outras redes (FEDETON - Federação Europeia de Destinos de Turismo Náutico; Wild Sea Europe) e mantém uma cooperação estreita com outros clusters marítimos, o que favorece a sua participação e dos associados em projetos internacionais.

 

Para desenvolver melhor a sua atividade a Fórum Oceano organiza-se, internamente, em grupos de trabalho por fileira, com o envolvimento dos associados, no âmbito dos quais se identificam e promovem projetos e ações para a dinamização da respetiva fileira. Emerge, neste contexto, a atividade desenvolvida no âmbito do grupo "Portugal Náutico" que lançou um processo de apoio e certificação de Estações Náuticas de Portugal. Foram, até ao momento, reconhecidas 16 Estações Náuticas em Portugal, em espaços costeiros e águas interiores, mobilizando mais de 680 parceiros, dos quais, cerca de 60% são empresas, 4 CIM’s, 52 municípios, diversas entidades da Administração Pública, associativismo desportivo e estabelecimentos de ensino.

 

A Fórum Oceano organiza, anualmente, o evento – Buiness2Sea/Fórum do Mar - que convoca os associados e stakeholders para participarem num programa que engloba encontros profissionais e de negócio, workshops e conferências, uma mostra de produtos, serviços e tecnologias marinhas, pitches (Curtas do Mar). A 9.ª edição deste evento será no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre  11 e 13 de Novembro, com a colaboração do CETMAR (Centro Tecnológico da Galiza). A Fórum Oceano está também presente na organização de outros eventos a nível nacional, colaborando com entidades como a DGPM na organização do Ocean Business ou com a autarquia de Aveiro na organização dos TechDays e ainda na organização da componente expositiva do European Maritime Day. Assegura também o ponto focal nacional da Iniciativa WestMED e é coorganizador com os "Puertos del Estado" e a Associação "Mercator Ocean International" do workshop "Copernicus Marine Service Training".

 

A Fórum Oceano promove a elaboração de alguns estudos de âmbito estratégico de interesse para o Cluster ou para as suas fileiras, com destaque para os Desafios do Mar 2020 e os Desafios do Mar 2030, em preparação, que serão apresentados na próxima edição do Business2Sea, em novembro.

 

No que toca à área da literacia dos Oceanos, a FO tem participado em algumas sessões promovidas por escolas e é responsável por um conjunto de programas e documentários realizados para TV.

 

A FO tem cerca de 110 associados, maioritariamente empresas das principais fileiras da economia do mar, e um conjunto significativo de centros de I&D e de instituições de ensino superior, além de autarquias, que cobrem, no global, as fachadas marítimas ocidental e sul, do continente. Para saber mais consulte o site da Fórum Oceano.




Marketing Automation certified by E-GOI