Negócios do Mar 2019 PPG Dyrup responde a todas as necessidades do setor marítimo

PPG Dyrup responde a todas as necessidades do setor marítimo

Marca PPG Protective & Marine Coatings possui portefólio de produtos para todas as embarcações, desde a construção à manutenção.
PPG Dyrup responde a todas as necessidades do setor marítimo

Em Portugal desde 1947, quando foi convidada a participar na construção da ponte de Vila Franca de Xira, a Dyrup sempre apostou na qualidade, inovação e diversificação do seu portefólio, tendo hoje uma sólida posição no mercado nacional. Em Portugal, o know-how da marca é bastante conhecido nos setores de arquitetura, construção e design de interiores, destacando-se ainda as marcas Bondex e Xylophene, líderes de mercado há anos e especialistas na proteção e tratamento de madeiras.

 

Após a integração no grupo multinacional PPG Industries, em 2011, a empresa alargou a sua presença com a entrada no mercado de indústria, anticorrosão e marítima, através da marca PPG Protective & Marine Coatings (PPG PMC). Por tudo isto, o balanço desta operação com mais de 70 anos é extremamente positivo.

 

A PPG Industries é líder mundial em revestimentos e produtos especiais para os segmentos de construção, produtos de consumo, industriais e de transporte, ocupando a 183.ª posição da tabela da Fortune, na qual constam as 500 maiores empresas do mundo. Esta integração permitiu uma maximização de sinergias, um aumento da capacidade em investigação e desenvolvimento, um reforço do nosso portefólio de produtos e consequentemente uma maior competitividade no mercado nacional.

 

A PPG Dyrup diferencia-se igualmente da concorrência pelo pioneirismo no lançamento de uma tinta ecológica com rótulo Ecolabel no mercado nacional e por ter produtos reconhecidos pelo LNEC em esquemas de pintura para interior e exterior, com a emissão do Documento de Aplicação. Ano após ano, tem também sido distinguida pelos consumidores com o Prémio Cinco Estrelas nos mais variados produtos. E destaca-se na sustentabilidade e em iniciativas, como a Colorful Communities, em que os colaboradores contribuem voluntariamente para proteger e decorar instituições sem fins lucrativos, como escolas, hospitais e não só.

 

A PPG Protective & Marine Coatings

 

A PPG Protective & Marine Coatings (PPG PMC) é a marca líder mundial em tintas anticorrosivas e marítimas. As expetativas da PPG Dyrup para esta nova gama são elevadas até pela experiência acumulada pelo grupo em várias décadas, permitindo antecipar as necessidades em termos de revestimentos marítimos, bem como o desenvolvimento de produtos que tornam a PPG Dyrup um parceiro de negócios confiável.

 

Além dos produtos específicos do setor, a PPG PMC oferece ainda soluções formuladas para atender a requisitos de desempenho específicos e desafiadores, que incluem revestimentos especiais para tanques de lastro de água, porões de carga, bem como diferentes categorias de tintas antivegetativas, que são agrupadas de acordo com as características de desempenho específicas de forma a simplificar o processo de tomada de decisão na manutenção ou construção da embarcação.

 

No mercado atual, há variáveis na operação de um navio fundamentais para otimizar o seu desempenho, tais como custo de combustível, atividade operacional, velocidade do navio, custos de transporte e que exigem uma infinidade de decisões a serem tomadas. O portefólio de produtos da empresa não só protege e prolonga a vida útil de embarcações, mas também proporciona benefícios ambientais e económicos substanciais.

 

A PPG Dyrup recorda ainda que Portugal tem uma área de costa superior a 1.500 km, com mais de 70 portos, tornando este mercado aliciante e estratégico e com expetativas de crescimento.

 

Produtos que se destacam como revestimentos marítimos

 

Na área da manutenção, a atividade é desenvolvida pelos tripulantes dos navios, aproveitando as suas longas deslocações que permitem ter economias substanciais versus ter de retirar a embarcação para doca seca. Neste caso podem ser aplicados produtos de um componente pois são de fácil aplicação e secagem rápida ou de dois componentes, em zonas secas ou húmidas, no interior ou exterior da embarcação.

 

Eis alguns produtos que se destacam neste portefólio: Sigmarine 28®, Sigmarine 48®, Sigmadur One®, Sigmadur 550®, Sigma Vikote 56®, Sigmacover 350®, Sigmacover 280®, Sigmacover 456®, que são comuns à área de PMC; e Sigmaglide® e Sigma Ecofleet®, produtos com tecnologias específicas que são destinados à área marítima.

 

A defesa do ambiente

 

No que diz respeito às preocupações ambientais e marítimas, a PPG Dyrup relembra que as tintas antivegetativas utilizadas na construção e manutenção de um navio provocam a destruição do habitat e consequentemente a extinção da biodiversidade em todo o mundo. Estima-se que, anualmente, o prejuízo económico seja de uma centena de mil milhões de euros. Neste sentido, a PPG desenvolve os seus produtos com diversas tecnologias diferenciadoras, as quais não incluem biocidas na sua composição de forma a preservar a flora e a fauna marítimas.

 

Em relação aos desafios do futuro da PPG Dyrup, estes passam precisamente pela sustentabilidade. Por isso, até 2025, os grandes objetivos passam por reduzir o consumo de energia em 15%, aumentar a utilização de energias renováveis em 25%, reduzir o desperdício em 25% e atingir 40% de vendas em produtos que forneçam uma vantagem em termos de sustentabilidade. O crescimento no mercado português da marca PPG PMC também faz parte dos objetivos futuros e, assim, vai investir-se na comunicação, lançar-se novos produtos e melhorar-se o serviço.


Números

28 milhões de euros foi o volume de negócios da Dyrup em 2018. Cresceu comparativamente a 2017.

20% de crescimento superior ao crescimento médio de mercado registou a Dyrup no primeiro trimestre deste ano, segundo a Associação Portuguesa de Tintas (APT). Tal traduz-se numa quota de mercado de 14%.

6% é quanto representa esta área de negócio dedicada ao mar no total de vendas da empresa. Com estes produtos de marítima que passou a comercializar, o potencial de mercado é superior a 100 milhões de euros.




Marketing Automation certified by E-GOI