Start-ups 2018 Your Business apoia o empreendedorismo

Your Business apoia o empreendedorismo

Grupo Your juntou o know-how de nove áreas para auxiliar na criação dos planos de negócios.
Your Business apoia o empreendedorismo

Perito no apoio e suporte à gestão de empresas, o Grupo Your tem na sua esfera a Your Business, especializada na área do empreendedorismo. Após 12 anos ao lado de empreendedores a prestar serviços de apoio à gestão, e pelo facto de quase 50% das empresas encerrarem passados cinco anos de actividade, criou-se um produto específico para empreendedores. "Juntámos o know-how das nove áreas do Grupo Your e criámos uma plataforma que apoia os empreendedores na criação do seu plano de negócios", conta Raquel da Silva e Costa.

 

 

Neste momento, a Your Business tem uma plataforma digital que guia os empreendedores através de sete passos, simples e intuitivos, na criação do seu plano de negócios. Ao longo dos sete passos, explica a responsável, vão sendo colocadas questões essenciais que conduzem a um exercício de reflexão. "Quando termina o exercício e sempre com o apoio do Your Business Desk – balcão com especialistas que ajudam por telefone, chat ou presencialmente nos escritórios –, o empreendedor tem como resultado um plano de negócios completo, desde a análise SWOT ao plano financeiro, incluindo rácios fundamentais que suportam a tomada de decisão."

 

 

Após o resultado, o empreendedor pode tomar uma decisão "mais informada" sobre a viabilidade do seu negócio e solicitar a revisão do plano de negócios à equipa Your Audit, Tax e Advisory. Se precisar de financiamento, pode recorrer às soluções do Millennium BCP com quem a empresa estabeleceu uma parceria. Refira-se que plataforma só foi lançada há um mês pelo que ainda não é possível perceber quais os planos de negócio dos empreendedores que a procuram. Porém, quando o contacto foi feito com a equipaYour Business Desk percebe-se que a maioria são "empresas de serviços, algumas com produtos inovadores e outras que fornecem soluções tecnológicas".

 

 

Questionada sobre que balanço faz do sector das empresas tecnológicas em Portugal, recorda que multinacionais como a Microsoft e a Cisco apostaram em Portugal para instalarem parte da sua actividade. "Mas já temos empresas tecnológicas nascidas em Portugal a operar com as grandes como a Talk Desk, a Farfetch e a Outsystems. E nada como a Web Summit para atestar o facto de Portugal estar a par e passo com os líderes neste sector". Sobre o balanço que faz do ecossistema das start-ups em Portugal, Raquel da Silva e Costa recorda que o número destas empresas tem aumentado nos últimos anos, bem como a sua facturação. Também o turismo está a contribuir para o seu crescimento. "Apesar do ecossistema positivo, é ainda necessário baixar a taxa de insucesso das empresas nos seus primeiros cinco anos de actividade, valor que está perto dos 40%. Acreditamos que muitos casos de devam à falta de análise e planeamento, não só das empresas, mas também do mercado onde actuam".

 

 

Quanto ao segredo do Grupo Your, passa pelas equipas. "A começar pela Sara do Ó, CEO do Grupo Your, passando por todas as pessoas que nos permitem realizar o nosso trabalho e ir bem-dispostos para o escritório."




pub

Marketing Automation certified by E-GOI