Jorge Sampaio: Projectos premiados dão "renovada esperança"

O Prémio Saúde Sustentável já "é uma incontornável referência no universo nacional dos cuidadores de saúde", considerou Jorge Sampaio, presidente do júri, pois, ao longo de sete edições, "distinguiu dezenas de instituições e de projectos meritórios e de personalidades de destaque".
Jorge Sampaio: Projectos premiados dão "renovada esperança"
O ex-Presidente da República foi o presidente do júri.
Inês Gomes Lourenço
Filipe S. Fernandes 11 de outubro de 2018 às 14:00
"Este prémio contribuiu para o reconhecimento público da importância da questão da saúde no seio das sociedades e do papel dos prestadores de cuidados de saúde que são os que, em primeira linha, cuidam da saúde dos seus doentes" referiu Jorge Sampaio.

Dirigindo-se aos representantes dos projectos premiados, Jorge Sampaio sublinhou que mostraram que, "apesar das dificuldades, é possível manter e apoiar uma dádiva de esforço e de civismo militante, que importa registar, e nos dá renovada esperança".

Apesar das dificuldades é possível manter e apoiar uma dádiva de esforço e de civismo militante. Jorge Sampaio
Presidente do júri, ex-Presidente

O ex-Presidente da República aproveitou a oportunidade para afirmar que Fernando Pádua, que teve uma carreira na área da saúde "íntegra e única", foi, sobretudo, "um militante cívico na pureza que isso significa, arrostando contra tudo e contra todos, se necessário, mas fiel a alguns valores essenciais ao nosso dever colectivo".

Jorge Sampaio referiu-se ainda às questões que têm sido levantadas pelos movimentos que têm vindo a defender o fim de algumas vacinas, recordando que viveu as primeiras campanhas nacionais quando era um jovem licenciado nos anos 1960. "Foi um movimento geral no país, com os sinos das igrejas a tocar, as pessoas a irem para vacinação. Foi o início de uma enorme caminhada." O antigo chefe do Estado alertou por isso que "se recuarmos nos níveis que levaram à erradicação de um certo tipo de doenças, recuamos gravemente e vai levar muito tempo a recuperar desse atraso".





Marketing Automation certified by E-GOI