Ontem
André Veríssimo Angola: economia vs. justiça 15.01.2018 André Veríssimo
Deveria a justiça portuguesa ter transferido para Angola o processo sobre Manuel Vicente em nome da normalização das relações diplomáticas entre os dois países? Deveria ter-se preocupado com o impacto nas exportações das empresas portuguesas para aquele país e nos portugueses que lá trabalham?
Fernando Sobral A febre de sábado à noite 15.01.2018 Fernando Sobral
Ganhar pode ser perigoso, dizia Johan Cruyff, quando falava de futebol. Ele sabia, como poucos, como é difícil gerir o êxito para que ele se perpetue.
Camilo Lourenço Querem saber porque o PSD está à deriva? 15.01.2018 Camilo Lourenço 263
Manuela Ferreira Leite, que em tempos liderou o PSD, teve ontem uma tirada inacreditável: "Da mesma forma que o Bloco de Esquerda e o PCP têm vendido a alma ao diabo, exclusivamente com o objetivo de pôr a direita na rua, eu acho que ao PSD lhe fica muito bem se vender a alma ao diabo para pôr a esquerda na rua" (entrevista à TSF).
Adolfo Mesquita Nunes Listas transnacionais ao Parlamento Europeu? Importa-se de repetir? 15.01.2018 Adolfo Mesquita Nunes
Não há espaço para equívoco porque o texto assinado pelo primeiro-ministro na Cimeira do Sul da Europa é claro como água: Portugal disse mesmo que via com bons olhos a possibilidade de listas transnacionais ao Parlamento Europeu.
José M. Brandão de Brito O improvável sucesso de um Presidente improvável 15.01.2018 José M. Brandão de Brito
A obstinação e desprezo pelas consequências políticas das suas ações levam a crer que a muralha na fronteira do México venha um dia a ser erigida.
Sessão de Abertura As novas regras dos mercados já fazem baixas 15.01.2018 Raquel Godinho
No arranque de 2018 deveria ter sido transposta a DMIF II (Directiva dos Mercados Financeiros). Em Portugal, isso ainda não aconteceu, mas alguns países europeus já o fizeram.
Paulo Carmona Ambição para lá do défice 15.01.2018 Paulo Carmona
Este governo e o anterior viveram obcecados e fizeram um bom trabalho, mas agora devia haver vida e ambição para além do défice…
Colunistas A situação do Montepio 15.01.2018 João Costa Pinto
Como chegou a esta situação uma instituição que contava com uma sólida base de capital e que explorava um dos mais robustos e eficientes modelos de negócio do nosso sistema financeiro?
Luís Pais Antunes O diabo - take 2 15.01.2018 Luís Pais Antunes
Navegar à vista, aproveitando os bons ventos que sopram de fora, e distribuir prebendas pelas clientelas instaladas é fácil e rende no curto prazo. Mas não dura muito, como temos a obrigação de saber por experiência própria.
Fernando Sobral A longa marcha de Emmanuel Macron 15.01.2018 Fernando Sobral
Os franceses salientaram a contínua relutância chinesa em abrir os seus mercados a empresas estrangeiras, uma contrapartida vista como desejável em Paris e na Europa.
Opinião Machine Learning irá dominar o ano de 2018 15.01.2018 Hugo Abreu
A aprendizagem automática (machine learning), a tecnologia mais relevante desde que surgiu a internet, irá dominar a cena tecnológica em 2018, provocando novas alterações na forma como vivemos e trabalhamos, e que irão ser tão ou mais profundas do que as provocadas pela emergência da internet.
Kenneth Rogoff Mercados inebriados e políticas sombrias 15.01.2018 Kenneth Rogoff
As manchetes que pareciam pressagiar o caos e a instabilidade política não evitaram que os mercados accionistas disparassem. Analisemos o porquê.
Ulisses Pereira Carta aberta aos amantes da bitcoin 15.01.2018 Ulisses Pereira 316
Não sou um anti-bitcoin, nunca falei em fraude ou outra coisa. Deixo essas discussões para outros.
Anteontem
Manuel Esteves A primeira pedra do bloco central 14.01.2018 Manuel Esteves 41
Rui Rio teve a vitória possível depois de uma campanha sofrível. Mas se a margem da vitória é estreita, já o seu alcance é bem maior do que parece e pode ser o primeiro passo para um entendimento ao centro.
Camilo Lourenço Está tudo distraído com a ideologia? 14.01.2018 Camilo Lourenço 606
O desemprego caiu para 8,2%, valor que se situa abaixo do que sucedia antes da crise financeira. O que está por trás desta descida?
Marques Mendes "Era óbvio que o PSD queria mudar" 14.01.2018 Luís Marques Mendes 56
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O O ex-ministro e antigo líder do PSD comenta as eleições no PSD, que deram a vitória a Rui Rio. O "erro colossal" da ministra da Justiça sobre o final do mandato de Joana Marques Vidal à frente da PGR e dos conflitos entre a EDP e o Governo.