Economistas A hora da Alemanha 13:45 Robert Skidelsky
Determinar porque é que a Alemanha tem sido bem-sucedida economicamente parecer ser difícil. Mas três características únicas do chamado modelo da Renânia destacam-se.
Ontem
Raul Vaz O longo regresso à normalidade 20.09.2017 Raul Vaz
Por mero acaso e circunstância feliz, vi Portugal ser campeão europeu junto a Mário Centeno. Celebrámos. No dia seguinte, bem cedo, o ministro das Finanças chegava ao Ecofin de cachecol da vitória. Foi aí que tudo mudou? Não, mas ajudou.
Camilo Lourenço Vinte anos de retrocesso 20.09.2017 Camilo Lourenço 365
Os deputados aprovaram um diploma que fixa preços máximos à comercialização de gás de garrafa e gás canalizado.
Eduardo Cintra Torres [727.] Gaultier, Chanel 20.09.2017 Eduardo Cintra Torres
A perfumaria também tem uma época para as novas "colecções", como a roupa: é agora. As campanhas aceleram em todo o mundo, para que os novos produtos sejam conhecidos pelo maior número quando chegarem as compras de Natal.
Pedro Santana Lopes Folgas e cativações 20.09.2017 Pedro Santana Lopes
A posição assumida pela Standard & Poor’s representa, sem dúvida, um virar de página na História recente de Portugal. Tão fustigados fomos pelas dificuldades que tivemos de atravessar durante o programa de ajuda externa da troika, que temos direito, neste momento, a celebrar.
Teresa Damásio A promoção da igualdade e da justiça social através da escola 20.09.2017 Teresa Damásio 93
A Constituição da República Portuguesa consagra no Capítulo I do seu Título II os direitos, as liberdades e as garantias que vigoram em Portugal.
Economia Social A Conta Satélite da Economia Social 20.09.2017 Eduardo Graça 22
Após a realização de duas contas satélite, com dados de 2010 e 2013, numa parceria INE/CASES, ficamos a saber que, em Portugal, o setor da economia social representa 2,9% do VAB nacional e 6,1% do emprego remunerado a tempo completo.
Sessão de Abertura Quem tem medo da bitcoin? 20.09.2017 Patrícia Abreu
A subida astronómica das criptomoedas tem merecido a atenção de investidores e especialistas. A bitcoin, enquanto pioneira e também a moeda virtual mais conhecida, surge em destaque. E parece ocupar um lugar de cada vez maior relevo nos mercados.
José M. Brandão de Brito Fábrica de populismos 20.09.2017 José M. Brandão de Brito
Wolfgang Schäuble voltou a criticar a política monetária do BCE por esta fabricar populismos na sociedade alemã. Presumivelmente, a sua intenção foi tentar esvaziar as pretensões da direita nacionalista nas eleições legislativas deste fim de semana.
Álvaro Nascimento Dúvidas existenciais... 20.09.2017 Álvaro Nascimento
Quando, no já longínquo ano de 1963, Mundell escreveu "Uma Teoria de Uniões Monetárias Óptimas" para a American Economic Review, deixou uma importante lição que, a propósito das declarações de Jean-Claude Juncker, vale a pena recordar.
Economistas O crescimento de 3% para 1% de Trump 20.09.2017 Kenneth Rogoff
Talvez a decisão mais importante que Trump vai tomar, em termos económicos, vai ser a de quem vai substituir Janet Yellen, na presidência do conselho da Reserva Federal.
Anteontem
André Veríssimo Supervisão ou perversão? 19.09.2017 André Veríssimo
Esta semana foram apresentadas as conclusões do grupo de trabalho criado pelo Governo e liderado pelo antigo presidente da CMVM, Carlos Tavares. A alteração mais polémica é a criação do Conselho Superior de Política Financeira, liderado pelo ministro das Finanças, e que terá de se pronunciar sobre medidas que tenham impacto nas contas públicas, como seja uma resolução bancária.
Colunistas A ratificação do acordo comercial Canadá-UE (CETA). E o papão da justiça privada 19.09.2017 Agostinho Pereira de Miranda
A Assembleia da República vai votar no dia 20 deste mês a ratificação do CETA, sigla inglesa do Acordo Económico e Comercial Global, celebrado entre o Canadá e a União Europeia em Outubro de 2016.
Camilo Lourenço Precários à força 19.09.2017 Camilo Lourenço 439
O movimento já tem uns tempos, mas ganhou força quando a "geringonça" chegou ao poder. Falamos dos "precários", um grupo de pessoas que luta por uma relação laboral permanente com o Estado.
João Carlos Barradas O rumo à vitória de Trump 19.09.2017 João Carlos Barradas 29
Ameaça de "destruição total" da Coreia do Norte, isolamento do "regime criminoso" do Irão, condenação de "ditaduras socialistas" em Venezuela e Cuba e de "ataques à soberania" da Ucrânia ao Mar do Sul da China, marcaram a primeira alocução de Donald Trump à assembleia-geral da ONU.
Sessão de Abertura Gestores de fundos valem mais do que o Ronaldo? 19.09.2017 Patrícia Abreu
Cristiano Ronaldo é conhecido pelas suas habilidades dentro de campo e pelo seu salário milionário. Mas apesar de o português ser um dos jogadores de futebol mais bem pagos do mundo, não recebe bónus milionários quando alcança bons resultados.
pub