João Borges Assunção Sinais desconcertantes 21:50 João Borges de Assunção
Tradicionalmente pensava-se que as pessoas podiam aprender na escola ou com a experiência pessoal. Neste momento é legítimo ser-se pessimista sobre a nossa capacidade coletiva para aprender com a experiência. Pelo que temos de ter esperança no sucesso da aprendizagem na escola.
Camilo Lourenço A herança de Centeno, que vamos todos pagar 21:30 Camilo Lourenço
Para si que nos lê, o diagnóstico é claro: é você que vai pagar isto quando as coisas derem para o torto. Com aumento de impostos. Quanto ao dr. Centeno, estará bem orientado. No Banco de Portugal... ou em qualquer exílio dourado.
Bruno Faria Lopes Na lavandaria Portugal vai seguir tudo igual 21:03 Bruno Faria Lopes
A relação amoral e assimétrica que Portugal teve até aqui com a cleptocracia de Angola foi uma escolha de uma parte substancial da elite portuguesa. Essa escolha ditou um apoio sistémico que não vai desaparecer com o momento “Ricardo Salgado” de Isabel dos Santos.
Armando Esteves Pereira Acumulação primitiva de capital 20:42 Armando Esteves Pereira
A revelação dos documentos do Luanda Leaks criou um forte dano reputacional a Isabel dos Santos, que até recentemente era uma espécie de princesa de Angola. O caso tem um grande impacto em Portugal e em importantes empresas nacionais onde é acionista de referência.
Economistas Estará a América a tornar-se fascista? 14:00 Daron Acemoglu
Não é tarde para resolver as queixas dos americanos e reconstruir as instituições do país. Mas isso não será possível num ambiente politicamente polarizado, e as acusações de fascismo só tornarão esse ambiente menos hospitaleiro para os opositores de Trump.
Opinião As leis do futebol e a verdade desportiva 11:24 Luís Branco Lopes
Consubstanciado em causas de força maior, o direito desportivo em Espanha prevê o adiamento de jogos de futebol, sem necessidade de acordo entre os clubes, caso o plantel de uma das equipas seja afetado por doença.
Ontem
Celso Filipe O aeroporto outra vez 22.01.2020 Celso Filipe 22
O Governo está empenhado na transformação da base militar do Montijo em aeroporto civil mas não irá aceitar que a ANA se esquive das contrapartidas exigidas, por exemplo, acessibilidades e barcos para assegurar a ligação entre as duas margens do Tejo.
Camilo Lourenço Porquê tantas empresas com capital angolano? 22.01.2020 Camilo Lourenço 470
Portugal tem de se esforçar para captar não apenas estes investidores, mas investidores estratégicos. Alguém devia soprar isso ao Presidente e ao primeiro-ministro.
Colunistas Fraude: do campo ético à dimensão empresarial 22.01.2020 Vera Pita
A fraude é um dos maiores desafios das sociedades modernas. O seu impacto não se esgota na perda decorrente do ato fraudulento em si, mas perdura nas organizações, criando um sentimento de desconfiança e, simultaneamente, uma perda de reputação das mesmas.
Economia Social As universidades seniores em Portugal(1) 22.01.2020 Luís Jacob 1293
A influência positiva destas organizações na vida dos seniores é notória. Encontramos uma melhoria da perceção do estado de saúde físico e mental nos alunos, o número de contactos sociais aumentou e consequentemente o sentimento de solidão diminuiu.
Economistas A economia mundial atingiu o seu pico de crescimento? 22.01.2020 Jim O'Neill
Em princípio, o PIB global poderia ter aumentado mais de 4%, a julgar pelos dois principais fatores de crescimento: o tamanho da força de trabalho e a produtividade.
Anteontem
Celso Filipe Isabel, Obélix, a sopa e o céu 21.01.2020 Celso Filipe
Esta terça-feira, na sua conta no Twitter, Isabel dos Santos publicou uma imagem na qual se vê Astérix, ainda criança, a empurrar Obélix, também ele imberbe, para o caldeirão da poção mágica do druida Panoramix, a qual dá temporariamente poderes sobre-humanos a quem a bebe. No comentário à imagem, Isabel dos Santos escreveu: "Há imagens que não merecem palavras... às vezes em pequenos caímos na sopa."
Camilo Lourenço Como o Estado sai mal do Luanda Leaks 21.01.2020 Camilo Lourenço 681
Como é que os titulares de dois dos mais importantes órgãos do Estado cometem o erro de se envolver em negócios privados (quantas vezes já vimos o concubinato entre Estado e privados acabar mal?)?
Francisco Mendes da Silva As matrizes e os matizes (ou a história universal de Rebecca) 21.01.2020 Francisco Mendes da Silva 184
O caminho que os partidos estão a percorrer, com a obsessão do posicionamento e da pureza, é um caminho devastador, porque é contraditório com a natureza humana e o sistema que melhor a compreende e realiza - a democracia.
Colunistas Alterações das estimativas contabilísticas e erros 21.01.2020 Ana Alves
Antes de proceder a qualquer correção nas demonstrações financeiras, sugere-se que se faça uma análise quanto às razões que estiveram na origem de tais situações.
Edson Athayde Nós somos a Onda 21.01.2020 Edson Athayde 364
A “Terceira Onda” deu tão certo que rapidamente ficou fora de controlo. Tornou-se um culto com atitudes bastantes similares à Juventude Nazista. E antes que alguém sofresse danos físicos graves, o professor deu a brincadeira por encerrada.

Marketing Automation certified by E-GOI