Economistas A notícia mais importante que lhe escapou em 2019 14:00 Mark Suzman
Nas duas últimas décadas, o Fundo Global transformou a forma como combatemos a SIDA, a tuberculose e a malária – as três principais causas de morte nos países pobres.
Anteontem
Simon Johnson O problema dos bilionários 13.12.2019 Simon Johnson
O financiamento da ciência por parte do governo devia ser conduzido de forma a incluir uma participação positiva nas empresas que serão criadas. O público merece uma participação muito mais direta nesses lucros. E os bilionários deveriam ter de se contentar com menos biliões.
Manuel Falcão A grande ilusão 13.12.2019 Manuel Falcão
António Costa começou esta semana a usar a fantasia de Pai Natal. Colocou as barbas brancas e a fatiota vermelha a meio da discussão do Orçamento do Estado.
Colunistas IVA - O momento do direito à dedução 13.12.2019 João Antunes
Sempre que existam indícios que o empreendimento ou o imóvel não vá ser afeto a uma atividade tributada deve ser interrompida a dedução e efetuada a regularização do IVA para evitar penalidades tributárias.
Manuel Esteves Haja saúde... que dinheiro não há 12.12.2019 Manuel Esteves
O Governo deu um passo importante para a redução da suborçamentação do Serviço Nacional de Saúde mas pouco fez perante o problema de falta de financiamento, que é bem real. É um bom princípio começar pela gestão mas para chegar a um bom fim será mesmo preciso mais dinheiro.
Camilo Lourenço O Salazar da 3.ª República 12.12.2019 Camilo Lourenço 3375
Como? A segunda figura do Estado a fazer de ditador em plena 3.ª República? Eu pensava que o 25 de Abril tinha sido feito para não voltarmos a ter ditadura em Portugal.
Francisco Seixas da Costa A nova potência regional 12.12.2019 Francisco Seixas da Costa
Barack Obama chamou um dia “potência regional” à Rússia, uma expressão cujo impacto deve ter medido bem, porque, ao contrário do seu sucessor, ele conhece o peso das palavras.
Bruno Faria Lopes Foi o caro leitor que pediu esta mudança na lei das PPP? 12.12.2019 Bruno Faria Lopes
Não foi o leitor que pediu, mas é o leitor que vai pagar se as coisas correrem mal. No país com um dos piores historiais nas PPP, seria exigível que mudanças relevantes no controlo deste instrumento fossem justificadas de forma clara.
Fernando Ilharco Os cinco chimpanzés 12.12.2019 Fernando Ilharco
A teoria dos cinco chimpanzés é clara. Segundo ela, é possível uma pessoa conhecer o comportamento de qualquer chimpanzé conhecendo os cinco chimpanzés com quem esse chimpanzé passa a maior parte do tempo.
Armando Esteves Pereira O orçamento de baixas expectativas 12.12.2019 Armando Esteves Pereira
O Governo oferece aumentos de 0,3% para os aumentos na Função Pública. O valor não surpreende, mas deixou os sindicatos desiludidos. O caminho de aprovação do orçamento de baixas expectativas não vai ser fácil, porque não há quase nada de novo para distribuir.
Colunistas A Inteligência Artificial ao serviço dos seguros 12.12.2019 Oscar Herencia 49
A Inteligência Artificial já não é o futuro. Há muito que faz parte do nosso presente. Consegue identificar a primeira vez que pediu ajuda à Siri, ou perguntou ao Shazam que música era aquela no bar do café?
Colunistas Orçamento da UE: garantir o melhor valor acrescentado para os cidadãos europeus! 12.12.2019 Johannes Hahn
Num momento em que um dos grandes contribuintes para o orçamento da UE está a sair da União, é cada vez mais difícil assegurar os fundos necessários para tornar essas prioridades numa realidade.
André Veríssimo O primeiro excedente  11.12.2019 André Veríssimo
Ficámos esta semana a saber que o próximo Orçamento do Estado terá como meta um excedente orçamental. Nunca a perspetiva de o Estado arrecadar mais do que gasta num ano foi tão palpável. Pode até acontecer este ano: quer o Conselho de Finanças Públicas quer a UTAO acham viável um excedente de 0,1% já em 2019.
Camilo Lourenço Vai uma “auditoria” à execução orçamental? 11.12.2019 Camilo Lourenço 588
Pergunta: não é melhor pedir uma “auditoria” àquilo que foram as promessas do Governo nos últimos quatro anos… face ao que foi executado. Se calhar haveria muitas surpresas.
Pedro Santana Lopes Os tempos dos Jokers 11.12.2019 Pedro Santana Lopes 162
Quando esse desprezo pelos seres humanos atinge os cuidados de saúde e os serviços de proteção social a que as pessoas têm direito, fica criado o cocktail explosivo para fenómenos do tipo dos coletes amarelos, ou piores.
Economia Social Não controlamos o futuro, mas podemos prepará-lo 11.12.2019 Rita Pinho Branco 48
Todos os momentos envolvendo a vontade de oferta de presentes podem ser transformados em episódios valiosos para a veiculação de uma mensagem de aforro e consciencialização de que o dinheiro não deve ser sempre gasto no presente, devendo ser poupado.

Marketing Automation certified by E-GOI