Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas Sanções contra-relógio nas guerras do gás 02.12.2019 João Carlos Barradas
O Congresso de Washington ultima com urgência legislação para levar Donald Trump a assinar antes do final do ano um pacote de sanções contra empresas envolvidas na construção do gasoduto russo-alemão no mar Báltico.
João Carlos Barradas Quanto vale uma aliança militar? 25.11.2019 João Carlos Barradas
Chegada aos 70 anos de existência, a NATO é "obsoleta" no dizer de Donald Trump, encontra-se "em morte cerebral" segundo diagnóstico de Emmanuel Macron, mas é tida, pelo contrário, como essencial à segurança europeia e atlântica por estados tão diversos quanto a Polónia, Grã-Bretanha, Estónia ou Portugal.
João Carlos Barradas O colapso de Hong Kong 18.11.2019 João Carlos Barradas 22
A entrada este mês da multinacional chinesa Alibaba na bolsa de Hong Kong conta com aval de Pequim e é uma tentativa de voto de confiança na quarta maior bolsa mundial em que se financiam empresas estatais e privadas da República Popular.
João Carlos Barradas A grande crise espanhola 11.11.2019 João Carlos Barradas
Este apuro da votação de 10 de Novembro é o retrato partidário de uma parte significativa de Espanha que repudia a monarquia das autonomias e que sucessivos estudos de opinião têm vindo a cifrar na última década entre 12% e 25% da população.
João Carlos Barradas Os triliões da Arábia Saudita 04.11.2019 João Carlos Barradas
Entre 20 a 40 mil milhões de dólares é a estimativa do encaixe de venda em bolsa de 1% a 2% das acções da Aramco, mas por mais capital que atraia a primeira fase da privatização parcial a fartura de recursos financeiros de nada adiantará para modernizar e muito menos democratizar a Arábia Saudita.
João Carlos Barradas O Chile aqui tão perto 28.10.2019 João Carlos Barradas
Os especialistas definiram em 3,7% o aumento das tarifas de metro em hora de ponta em Santiago e, sem se fazer esperar, irrompeu a maior e mais violenta vaga de protestos desde o reestabelecimento da democracia em 1990, deixando o Chile num impasse.
João Carlos Barradas Brexit em esforço e, depois, nada 21.10.2019 João Carlos Barradas
Se falhar em Londres o compromisso em letra de lei de aprovação de acordo, convocação de eleições ou referendo, prorrogar prazos para o Brexit é absurdo.
João Carlos Barradas Pena que fosse curdo 14.10.2019 João Carlos Barradas
A UE está sob a ameaça da Turquia abrir fronteiras com a Grécia e Bulgária para expulsar 3,6 milhões de refugiados e migrantes.
João Carlos Barradas As vacas não voam 07.10.2019 João Carlos Barradas
O calendário não dá tréguas e aguarda-se forte borrasca em Bruxelas quando na próxima semana os 27 tiverem de decidir sobre outra indesejada prorrogação do Brexit, precisamente na altura em que António Costa negoceia acordos de incidência parlamentar.
João Carlos Barradas A destituição de Trump e o pântano da Ucrânia 30.09.2019 João Carlos Barradas
Até ao final do ano é provável que o Partido Democrático consiga assegurar maioria simples na Câmara dos Representantes para iniciar o processo de destituição de Donald Trump, mas o Senado negará a maioria de dois terços conducente à demissão do Presidente.

Marketing Automation certified by E-GOI