Cronista
Avelino de Jesus Economista
Avelino de Jesus O excedente inevitável 26.01.2020 Avelino de Jesus
É do interesse do país manter - e acentuar até - a trajectória de excedente nas contas públicas, por duas razões. Primeiro, para amortizar substancialmente a dívida pública. Segundo, para contribuir para o aumento da poupança nacional.
Avelino de Jesus Paul Volcker e a instabilidade financeira 30.12.2019 Avelino de Jesus
Ninguém mais do que Volcker contribuiu para o persistente disfuncionamento do sistema financeiro. A integridade e a independência não bastam quando são postas ao serviço de políticas económicas erradas.
Avelino de Jesus Prioridades orçamentais: os casos da segurança e da saúde 25.11.2019 Avelino de Jesus
O acompanhamento dos progressos na medicina obriga ao aumento brutal dos gastos públicos no sector sob pena de agravamento intolerável da desigualdade engendrada pelo crescimento imparável do privado.
Avelino de Jesus Fazer o mal e a caramunha: quando acabam os juros baixos? 13.10.2019 Avelino de Jesus
Porém, as forças para a continuidade dos juros baixos parecem vencer. As tensões e os interesses acumulados são de tal ordem que a inversão traria custos, de curto e médio prazo, que os actuais quadros políticos não comportam.
Avelino de Jesus O balanço que conta 22.09.2019 Avelino de Jesus 20
A balança externa está destinada a sofrer significativos agravamentos que algumas notícias deixam transparecer e que estão já a verificar-se.
Avelino de Jesus Greve nos combustíveis: duas reflexões na bicha para atestar 18.08.2019 Avelino de Jesus
Os portugueses pagam dos mais caros combustíveis, porém, produzidos e transportados por trabalhadores que auferem dos mais baixos salários. Esta relação espúria entre salário e preço no mercado dos combustíveis não existe apenas neste mercado.
Avelino de Jesus A libra do Facebook vingará? 30.07.2019 Avelino de Jesus
O anúncio da libra do Facebook tem provocado apaixonados pronunciamentos contra e a favor. As posições contra têm sido mais numerosas e muitos duvidam mesmo que venha a ser a ser implementada.
Avelino de Jesus Reforma do sistema político: da oligarquia à demarquia 24.06.2019 Avelino de Jesus
O elevado e crescente nível de abstenção nas eleições só aparentemente tem causado preocupações. As propostas de melhoria do sistema político são tímidas e inconsequentes.
Avelino de Jesus A coerência das PPP na Lei de Bases da Saúde socialista 12.05.2019 Avelino de Jesus
Não se aprendeu nada. Agora, dizem-nos, as PPP podem ser boas em certas áreas, por exemplo na Saúde. A história, a geografia, a teoria e o significado político profundo das PPP são completamente omitidas.
Avelino de Jesus O medo das pré-reformas 07.04.2019 Avelino de Jesus 22
As pré-reformas podem ser um instrumento adequado quando a idade, a saúde, as competências deixaram de estar ajustadas às necessidades das organizações.

Marketing Automation certified by E-GOI