Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes O livro que explica as golas (e outras sugestões) 01.08.2019 Bruno Faria Lopes
Uma investigação que ajuda a perceber casos como o das golas inflamáveis, outra que mostra como uma ideia apelativa pode esconder um negócio fraudulento, um clássico adaptado em BD e outra BD que vai ser um clássico e um livro de história para perceber o presente. Sugestões para ler nas férias que aí estão.
Bruno Faria Lopes São os salários médios baixos, meu caro Watson 25.07.2019 Bruno Faria Lopes
A onda de contestação laboral em Portugal não tem só a ver com o calendário eleitoral (uma oportunidade) ou com os novos sindicatos inorgânicos (uma consequência). O descontentamento tem uma raiz estrutural: a estagnação dos salários médios na economia portuguesa.
Bruno Faria Lopes O banco, o abutre e o contribuinte entram num bar 18.07.2019 Bruno Faria Lopes
Um dos negócios mais interessantes a acontecer em Portugal é a venda da "Nata 2" pelo Novo Banco.
Bruno Faria Lopes O extraordinário a ficar mais extraordinário 11.07.2019 Bruno Faria Lopes
Vivemos tempos nunca antes vistos: bancos que pagam às pessoas para lhes emprestarem dinheiro, depositantes que pagam aos bancos para lá guardarem o dinheiro, investidores a fazerem fila para emprestarem a países dinheiro a 100 anos a juros irrisórios.
Bruno Faria Lopes O caso de João Félix e a hiperinflação no futebol 04.07.2019 Bruno Faria Lopes
A hiperinflação sobe a maré do dinheiro para todos os craques, mas os outros factores, menos transparentes, fazem a diferença.
Bruno Faria Lopes Os défices e a dívida já não interessam? 27.06.2019 Bruno Faria Lopes
Com aval de António Costa, o ministro das Finanças tem batido deliberadamente as metas de défice e prepara-se para ter um excedente este ano.
Bruno Faria Lopes Constâncio não tem por onde fugir 20.06.2019 Bruno Faria Lopes 74
A defesa de Vítor Constâncio, assente na refutação da notícia do Público, não foi suficiente na audição parlamentar. O ex-governador presidiu a falhas graves com impacto na Caixa e no BCP - e não há "lei" que sirva para limpá-las.
Bruno Faria Lopes A cultura do "interesse nacional", 12 anos depois 13.06.2019 Bruno Faria Lopes
Poucos momentos revelam mais sobre a cultura vigente na política, banca e empresas de topo em Portugal do que a reunião de 21 de Dezembro de 2007 no Banco de Portugal para decidir o futuro do BCP. A cultura de interferência, vendida como de "interesse nacional", prejudicou muito o país. E não está morta.
Bruno Faria Lopes Os juros (muito) baixos vieram para ficar 06.06.2019 Bruno Faria Lopes
Para justificar mais um prolongamento das taxas de juro historicamente baixas na zona euro, Mario Draghi invocou riscos conjunturais. Mas há razões estruturais que levam muitos a prever que o novo normal dos juros sejam valores baixos. Há vantagens - e muitos riscos.
Bruno Faria Lopes O que fazer aos dados dos devedores à banca? 30.05.2019 Bruno Faria Lopes
A divulgação dos dados enviados pelo Banco de Portugal, contrariando o supervisor, será muito mais útil para o interesse público se servir para esclarecer as pessoas sobre o que andam a pagar na banca.

Marketing Automation certified by E-GOI