Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes Quem pede milagres à banca pede-os ao Estado 08.04.2020 Bruno Faria Lopes
A banca hoje está a emprestar para tesouraria e a adiar compromissos. Amanhã estaremos a falar de reestruturações e de perdas. Há aspectos a melhorar nas medidas de emergência em vigor? Sim. Mas quem pede milagres aos bancos, invocando dívidas morais, está na verdade a pedi-los ao erário público.
Bruno Faria Lopes O que vamos fazer quando o vírus voltar? 03.04.2020 Bruno Faria Lopes 102
O tempo que estamos a comprar hoje, com enorme custo, tem de ser exemplarmente aproveitado para enfrentarmos os próximos ciclos de uma doença que não vai desaparecer tão cedo - e que trará escolhas difíceis.
Bruno Faria Lopes O vírus, o euro e a Geringonça 2.0. 27.03.2020 Bruno Faria Lopes
O reforço inédito do papel do Estado, e o consequente endividamento, vão mexer profundamente na política portuguesa e europeia. Por cá, o vírus deverá vitimar o consenso do PS à esquerda - na zona euro será um teste difícil à coesão Norte/Sul.
Bruno Faria Lopes Depois do primeiro excedente pode vir o maior défice 19.03.2020 Bruno Faria Lopes
Numa economia paralisada a resposta imediata é um resgate público a empresas e famílias, com dinheiro que não será recuperado. Depois virá o estímulo. A conta não é suportável sem apoio europeu. Os sinais são bons, mas a política pós-coronavírus é difícil de prever.
Bruno Faria Lopes Coronavírus: o choque não é temporário 12.03.2020 Bruno Faria Lopes
Conter o vírus de forma agressiva faz-se necessariamente com medidas que matam a economia. O choque pode vir a ser temporário em sentido estrito, mas a sua intensidade arrisca virar o ciclo económico - e deixar marcas permanentes em Portugal e no mundo.
Bruno Faria Lopes Portas giratórias e regulação (agora com números) 05.03.2020 Bruno Faria Lopes
A tese de doutoramento pioneira que a vice-presidente da Transparência e Integridade defendeu esta semana quantifica a extensão de uma prática que mina, efectivamente, a independência formal das entidades reguladoras perante aqueles que tem o dever de escrutinar – e o poder político.
Bruno Faria Lopes Mais uma voltinha no carrossel do Novo Banco 27.02.2020 Bruno Faria Lopes 26
A apresentação das facturas do Novo Banco ao Fundo de Resolução - e os pedidos do fundo ao Orçamento do Estado - transformou-se num ritual anual. Este é um ritual incómodo para a política e escandaloso para os cidadãos, mas por esta altura já não é uma surpresa.
Bruno Faria Lopes Centeno no Banco de Portugal? É mau, mas é “normal” 20.02.2020 Bruno Faria Lopes
Se o trânsito constante de administradores entre a banca e o Banco de Portugal não é motivo de comoção, menos ainda seria o desejo de um ministro das Finanças em ser governador.
Bruno Faria Lopes O vírus que mostra o peso (e as limitações) da China 14.02.2020 Bruno Faria Lopes
Na epidemia da SARS em 2003, a China valia 4% do PIB mundial. Actualmente vale mais de 17%. O coronavírus pode não vir a ter um impacto económico grande, mas o risco é hoje maior do que há 17 anos.
Bruno Faria Lopes Lisboa 2020: a “cidade verde” contra os seus moradores 06.02.2020 Bruno Faria Lopes
Ter razão nos objectivos macro de tirar os carros das cidades não chega para dispensar a Câmara de Lisboa de envolver os seus munícipes no desenho micro das políticas públicas.

Marketing Automation certified by E-GOI