Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes As 5 histórias de economia mais importantes em 2019 05.12.2019 Bruno Faria Lopes
Umas receberam mais atenção do que outras, mas todas têm influência na estrutura de poder da economia portuguesa ou nas vidas de milhares de pessoas. O top 5: o prolongamento da política monetária inédita do BCE, o poder dos fundos de private equity, a venda de malparado, o excedente orçamental e a crise no SNS.
Bruno Faria Lopes Costa vai mesmo mudar a política de Centeno no SNS? 28.11.2019 Bruno Faria Lopes
A complexidade do problema expõe a insuficiência de uma resposta focada na eficiência. Não se discute a importância de tornar o SNS mais eficiente, mas não parece crível que esses ganhos cheguem para acomodar o aumento de despesa que uma sociedade envelhecida e os avanços da medicina comportam.
Bruno Faria Lopes Porque a Ongoing, Berardo e a bola escapam aos abutres 21.11.2019 Bruno Faria Lopes
Para os bancos que vendem centenas de milhões de euros em créditos malparados há linhas vermelhas que não vale a pena pisar. Uma é atrair demasiada atenção pública para uma indústria que não é bonita. A outra é não serem vistos como estando a deixar escapar os devedores mais mediáticos.
Bruno Faria Lopes A revolução no Fisco e os direitos dos contribuintes 14.11.2019 Bruno Faria Lopes
O Estado que colocou o Fisco português na vanguarda da transformação digital da cobrança de impostos, criando programas pioneiros que motivam inspiração de outros países, não consegue pôr os seus tribunais fiscais a decidir em menos de dez anos
Bruno Faria Lopes O consenso sobre salários não dispensa a cautela 07.11.2019 Bruno Faria Lopes
A valorização dos salários, com que António Costa lança a sua segunda legislatura, está no centro da agenda política em vários países. Tal como aqui, a subida dos salários, em particular do mínimo, é hoje alvo de um consenso surpreendente.
Bruno Faria Lopes A sombra sobre o enorme legado de Draghi 30.10.2019 Bruno Faria Lopes
Os 11 minutos do discurso com que Mario Draghi salvou o euro a 26 de Julho de 2012 estão cheios de optimismo do banqueiro central sobre a coesão social europeia necessária para fazer as reformas de que a moeda única precisa. Sete anos depois, essa coesão é menor - e as reformas continuam por completar.
Bruno Faria Lopes Liderança e sucesso 24.10.2019 João Borges de Assunção
Alternativamente usamos como medida de sucesso a performance financeira da empresa durante todo o seu mandato ou no período mais recente. Há, porém, muitas situações em que é mais prudente adotar critérios mais abrangentes de sucesso.
Bruno Faria Lopes Quem nos salva dos salvadores da Catalunha? 24.10.2019 Bruno Faria Lopes
Os políticos independentistas catalães gostam de retratar a causa como algo comum a todo o povo da Catalunha, que opõe o desejo legítimo do povo ao nacionalismo asfixiante do Estado espanhol. Mas não é assim.
Bruno Faria Lopes Montepio: um problema (grande) por resolver 17.10.2019 Bruno Faria Lopes
A saída do resistente Tomás Correia, a confirmar-se, será só o início do desbloqueamento da Associação Mutualista Montepio Geral. Há a incerteza sobre a capacidade e a autonomia dos sucessores.
Bruno Faria Lopes A economia, não um papel, cola a esquerda ao PS 10.10.2019 Bruno Faria Lopes
Desde meados da legislatura passada que a conjuntura económica passou a ser a principal amarra do BE e do PCP ao Governo, pondo um preço alto numa ruptura sem justificação.

Marketing Automation certified by E-GOI