Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes Na lavandaria Portugal vai seguir tudo igual 23.01.2020 Bruno Faria Lopes
A relação amoral e assimétrica que Portugal teve até aqui com a cleptocracia de Angola foi uma escolha de uma parte substancial da elite portuguesa. Essa escolha ditou um apoio sistémico que não vai desaparecer com o momento “Ricardo Salgado” de Isabel dos Santos.
Bruno Faria Lopes Banca: o caso bizarro do cartel que gerou prejuízos 16.01.2020 Bruno Faria Lopes
As administrações dos bancos conseguiram montar uma prática anticoncorrencial automatizada para um produto bancário com que viriam a perder centenas de milhões de euros. A má gestão e a crise são, ironicamente, a sua melhor defesa contra a multa histórica da Autoridade da Concorrência.
Bruno Faria Lopes Orçamento 2020: crónica de uma aprovação anunciada 09.01.2020 Bruno Faria Lopes
Enquanto a economia ajudar e o Governo não pisar as linhas vermelhas do PCP e do BE, o PS continua a ter a mão mais forte no jogo - mesmo sem papel assinado.
Bruno Faria Lopes O impressionante silêncio português sobre a China 02.01.2020 Bruno Faria Lopes
Seja sobre os riscos da concentração chinesa em sectores estratégicos ou sobre assuntos difíceis que envolvam Pequim, o debate em Portugal é nulo.
Bruno Faria Lopes Um problema de atitude 26.12.2019 Bruno Faria Lopes
A justificação canhestra do Fisco e do Governo para continuar a cobrar indevidamente aos pensionistas já castigados por atrasos enormes da Segurança Social é mais um exemplo do desrespeito das instituições públicas pelas pessoas - e pelo seu dinheiro. 
Bruno Faria Lopes OE2020: método, carga, sinais e política 19.12.2019 Bruno Faria Lopes
Ao quinto orçamento temos a obrigação de conhecer o método Centeno para baixar expectativas. A carga fiscal sobe e isso tem um significado que o Governo não quer assumir. Há sinais no sentido certo no OE, mas que servem mais a retórica do que soluções. Na política: OE tem aprovação garantida, mas há ironia à espreita.
Bruno Faria Lopes Foi o caro leitor que pediu esta mudança na lei das PPP? 12.12.2019 Bruno Faria Lopes
Não foi o leitor que pediu, mas é o leitor que vai pagar se as coisas correrem mal. No país com um dos piores historiais nas PPP, seria exigível que mudanças relevantes no controlo deste instrumento fossem justificadas de forma clara.
Bruno Faria Lopes As 5 histórias de economia mais importantes em 2019 05.12.2019 Bruno Faria Lopes
Umas receberam mais atenção do que outras, mas todas têm influência na estrutura de poder da economia portuguesa ou nas vidas de milhares de pessoas. O top 5: o prolongamento da política monetária inédita do BCE, o poder dos fundos de private equity, a venda de malparado, o excedente orçamental e a crise no SNS.
Bruno Faria Lopes Costa vai mesmo mudar a política de Centeno no SNS? 28.11.2019 Bruno Faria Lopes
A complexidade do problema expõe a insuficiência de uma resposta focada na eficiência. Não se discute a importância de tornar o SNS mais eficiente, mas não parece crível que esses ganhos cheguem para acomodar o aumento de despesa que uma sociedade envelhecida e os avanços da medicina comportam.
Bruno Faria Lopes Porque a Ongoing, Berardo e a bola escapam aos abutres 21.11.2019 Bruno Faria Lopes
Para os bancos que vendem centenas de milhões de euros em créditos malparados há linhas vermelhas que não vale a pena pisar. Uma é atrair demasiada atenção pública para uma indústria que não é bonita. A outra é não serem vistos como estando a deixar escapar os devedores mais mediáticos.

Marketing Automation certified by E-GOI