Cronista
Camilo Lourenço Analista de Economia

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. 

 

Economia
In memoriam... António Borges 25.08.2013 Camilo Lourenço
Camilo Lourenço A Champions e a hipocrisia de Bloco e PCP 01.07.2020 Camilo Lourenço 1203
Já fez contas às vezes que Bloco de Esquerda e PCP se atiraram aos “privilégios” das empresas? Faça uma pesquisa no Google para os últimos cinco anos e ficará impressionado. Ele é críticas a “leis desenhadas à medida das multinacionais”, críticas aos benefícios fiscais de que beneficiam empresas como Pingo Doce, EDP, Continente, Galp, Teleperformance, TAP e Banco de Portugal, críticas ao regime dos “residentes não habituais”, etc.
Camilo Lourenço Ministro sem pasta, fretes e baixa política 30.06.2020 Camilo Lourenço 1435
O presidente da CML faria um ataque destes sem cobertura do primeiro-ministro? Não. As declarações visam criar as condições que tornem inevitável a saída de Marta Temido, caso o Governo perca o controlo da pandemia em Lisboa.
Camilo Lourenço O Estado de joelhos na TAP 29.06.2020 Camilo Lourenço 1703
A “nega” dos privados é uma vergonha. Querem pôr o contribuinte a fazer sozinho o sacrifício financeiro (a única cedência dos privados é a nomeação de um administrador executivo pelo Estado, coisa que Pedro Nuno Santos já recusou).
Camilo Lourenço Como Marta Temido “enterrou” o Turismo 28.06.2020 Camilo Lourenço 1216
De um governante espera-se que saiba para onde quer levar o país, que saiba explicar isso aos cidadãos (comunicação coerente) e que saiba executar.
Camilo Lourenço Os privados entalaram o Governo na TAP 25.06.2020 Camilo Lourenço 2131
Moral da história: o Governo está a colher aquilo que semeou: fez uma nacionalização fictícia e, pelo caminho, pôs em causa o dinheiro dos contribuintes. Pior era difícil.
Camilo Lourenço A grande mentira da 3.ª República 24.06.2020 Camilo Lourenço 722
Moral da história: vai haver um dia do “juízo final”. Um dia em que a análise de risco volta ao antigo normal. E onde poderá “ocorrer um aumento do incumprimento das obrigações de crédito tanto dos particulares, como das empresas”.
Camilo Lourenço É fartar, vilanagem? 23.06.2020 Camilo Lourenço 675
É caso para estar preocupado. Com tanto dinheiro, a tentação para o “fartar, vilanagem” vai ser muito forte. E nós não somos bons a escrutinar o poder.
Camilo Lourenço Não voltem a fechar a economia 22.06.2020 Camilo Lourenço 1349
Mas há uma coisa que Presidente e primeiro-ministro precisam de perceber: voltar a fechar a economia é um crime. A destruição de riqueza e de emprego que daí advirá atira meio país para a miséria.
Camilo Lourenço Quem tem dinheiro safa-se. Quem não tem... morre 18.06.2020 Camilo Lourenço 1043
A sanha contra os grupos privados de saúde é assim tão grande que o Governo (e acólitos) preferem deixar morrer portugueses a negociar com hospitais privados o seu tratamento?

Marketing Automation certified by E-GOI