Cronista
Fernando Ilharco
Fernando Ilharco Resistir à crise 19:20 Fernando Ilharco
A resistência começa na atitude. Se não se acreditar que é possível, todo o comportamento vai ser afectado, modelado, por essa convicção. Nessa situação, conseguir que as coisas corram bem, atingir os objectivos, passa a ser uma questão de sorte, de acaso.
Fernando Ilharco Preso de mim mesmo 28.06.2020 Fernando Ilharco
Nos últimos anos as neurociências e as ciências comportamentais têm mostrado que as capacidades de uma pessoa, a sua inteligência, personalidade e outras dimensões não são realidades fixas à partida, estabelecidas à nascença, que não mudem ao longo da vida.
Fernando Ilharco As clivagens no que virá 18.06.2020 Fernando Ilharco
O valor das posições da ciência tem ganho terreno no quadro da actual pandemia. No entanto, como se vê pelo que se passa no Brasil e nos Estados Unidos, variadíssimas posições e políticas assentes no melhor conhecimento científico têm sido desvalorizadas e negadas ao mais alto nível do Estado
Fernando Ilharco Algo pior 12.06.2020 Fernando Ilharco
O vírus do medo, da violência e da ignorância tem-se propagado com força nestes dias, nestes meses e anos. E tal como a pandemia da covid-19, também este vírus pode estar a proteger-nos de algo pior.
Fernando Ilharco Um tempo de perguntas 04.06.2020 Fernando Ilharco
Quando tudo tiver ficado para trás, como ficou com o Muro de Berlim, o 11 de Setembro ou o tsunami de 2004 no Extremo Oriente, o que restará desta pandemia?
Fernando Ilharco Debaixo da pele 28.05.2020 Fernando Ilharco
Mas as coisas vão mais longe. Se, por exemplo, se souber que notícias eu leio online e que “escolho a Fox News em vez da CNN”, diz Yuval Harari, em artigo recente no Financial Times, “isso pode dizer alguma coisa sobre as minhas inclinações políticas”.
Fernando Ilharco Demasiado presente 22.05.2020 Fernando Ilharco
O mundo está em crise e vai mudar, é certo. Mas daí a pensar-se o que será o mundo de amanhã apenas em função do que se passa nestes meses ou anos de crise pandémica pode ir um grande pulo.
Fernando Ilharco O local é tudo 14.05.2020 Fernando Ilharco
Simultaneamente, o teletrabalho pode diminuir os custos da organização - menos espaço físico e menos infraestruturas de todo o tipo. O resultado pode ser a melhoria da qualidade e a descida dos preços dos serviços.
Fernando Ilharco A normalidade que virá 07.05.2020 Fernando Ilharco
Uma nova normalidade virá, mas a sua antecipação clara ainda é difícil. Além das muitas incógnitas, como é natural, hoje estamos talvez ainda demasiado enviesados pelo presente.
Fernando Ilharco O que não vai mudar 23.04.2020 Fernando Ilharco
Neste quadro, pouco comum como muitas estratégias de sucesso, a organização tem de se adaptar ao que muda e continuará a mudar, mas o seu esforço será o de focar o que não vai mudar, minimizando e não maximizando a mudança interna.

Marketing Automation certified by E-GOI