Cronista
Fernando Ilharco
Fernando Ilharco Nem egoísmo nem altruísmo 11.10.2018 Fernando Ilharco
As pessoas são o que são ligadas, comprometidas, em comunidade e a maior parte das suas acções são recíprocas, isto é, têm interesse para ambos os lados. O bem-estar de um afecta o bem-estar do outro.
Fernando Ilharco A motivação do trabalho e a do emprego 03.10.2018 Fernando Ilharco
O que motiva mais? O trabalho que fazemos ou o emprego que temos? Depende, evidentemente; o que fazemos e a organização em que trabalhamos não têm o mesmo significado para pessoas diferentes.
Fernando Ilharco O sucesso dos estudantes 27.09.2018 Fernando Ilharco
O que tem mais impacto no desempenho de um estudante é a sua mentalidade, nomeadamente a motivação e a crença de que é capaz de se esforçar e de atingir bons resultados.
Fernando Ilharco O método dos excepcionais 20.09.2018 Fernando Ilharco
Haverá um método de trabalho típico dos profissionais excepcionais? A investigação científica hoje indica que, em geral, não há predestinados para profissão nenhuma.
Fernando Ilharco O ambiente do alto desempenho 13.09.2018 Fernando Ilharco
Tanto ou mais que a motivação individual, o contexto em que vivemos é o que mais influencia o que fazemos e o desempenho que temos.
Fernando Ilharco Liderança e inteligência 06.09.2018 Fernando Ilharco
As pessoas muito inteligentes podem ser líderes menos eficazes, isto de acordo com os seus colegas e subordinados, mostra um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, levado a cabo pela Universidade de Lausanne, da Suíça.
Fernando Ilharco O horário de trabalho ideal 30.08.2018 Fernando Ilharco 185
Desde 2014 que a Suíça é o país mais competitivo do mundo, segundo o Relatório do Fórum Económico Mundial. A sua média de horas de trabalho é de 30 horas semanais.
Fernando Ilharco Gostar do que se faz 23.08.2018 Fernando Ilharco
O importante é criar objectivos, aprender, envolvermo-nos e querer ir longe na vida profissional. Neste quadro, o mais provável é que se desenvolva a paixão e a qualidade no trabalho que se tem.
Fernando Ilharco Quando ser segundo é melhor 16.08.2018 Fernando Ilharco
Para se ser original e ter sucesso não é preciso ser o primeiro; pode ter vantagens ser o segundo, sendo diferente, sendo persistente e sendo melhor.
Fernando Ilharco A auto-ajuda que não ajuda 09.08.2018 Fernando Ilharco
A confiança afecta a maneira como fazemos as coisas e, por isso, influencia os resultados que conseguimos, tanto na vida profissional como no dia-a-dia social.