Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva Sem hesitações com Marcelo 19:08 Francisco Mendes da Silva
Em 2021, Ventura terá a ocasião perfeita para o seu projecto: uma eleição hiperpersonalizada, num ambiente de emotividade populista crescente e com um Presidente incumbente acusado de não querer ser “de direita” nem “da direita”.
Francisco Mendes da Silva As matrizes e os matizes (ou a história universal de Rebecca) 21.01.2020 Francisco Mendes da Silva 207
O caminho que os partidos estão a percorrer, com a obsessão do posicionamento e da pureza, é um caminho devastador, porque é contraditório com a natureza humana e o sistema que melhor a compreende e realiza - a democracia.
Francisco Mendes da Silva Porque apoio João Almeida no CDS 15.01.2020 Francisco Mendes da Silva 351
O CDS terá meio século de história no fim desta legislatura. É um partido nacional, solidamente das direitas democráticas, que nasceu com o regime e governou Portugal por quatro vezes.
Francisco Mendes da Silva Boris e Corbyn: duas histórias, dois destinos 17.12.2019 Francisco Mendes da Silva 43
Se Boris Johnson cumprir o mandato de cinco anos, o Labour chegará a 2024 tendo tido apenas um líder eleito para primeiro-ministro nos últimos cinquenta anos. Um único, em meio século: Tony Blair (James Callaghan e Gordon Brown assumiram o cargo sem eleições gerais).
Francisco Mendes da Silva O que salvará o planeta é o capitalismo 03.12.2019 Francisco Mendes da Silva 145
A Humanidade descobriu uma forma de ir domando a sua natureza - imperfeita, falível e conflituosa - e de a ir determinando em boa direcção. Essa descoberta pareceu-me sempre uma manifestação da Graça de Deus.
Francisco Mendes da Silva A história exemplar do Livre 26.11.2019 Francisco Mendes da Silva 134
Poucas semanas depois, a notícia é a de que, afinal, talvez os partidos novos sejam extraordinariamente parecidos com os partidos antigos, se não mesmo caricaturas grosseiras ou versões pioradas dos mesmos. Pelo menos, para já, a julgar pelo Livre.
Francisco Mendes da Silva A direita de que a esquerda gosta 05.11.2019 Francisco Mendes da Silva 112
Em Portugal, a democracia identitária é especialmente perigosa para a direita. Em primeiro lugar, porque é a esquerda que nela vive melhor. Foi a esquerda que lá fora a criou e foi a nossa esquerda radical - do Bloco ao Livre, passando pelas franjas do PS - que a importou.
Francisco Mendes da Silva No ensino, a esquerda trai os mais pobres 29.10.2019 Francisco Mendes da Silva 137
Só a escola exigente é verdadeiramente democrática, porque a deterioração da exigência no ensino público é mais perigosa para os pobres do que para os ricos. Os alunos ricos têm em casa os meios de procurar alternativas sólidas de ensino; os alunos pobres não.
Francisco Mendes da Silva De empate em empate até à vitória de Nigel Farage? 22.10.2019 Francisco Mendes da Silva 32
O perigo é que o Reino Unido fique dividido entre o nacionalismo inglês, o nacionalismo escocês e Jeremy Corbyn, que transformou o Labour num partido da esquerda radical, dominado por caciques rufias e acusado de anti-semitismo sistémico.
Francisco Mendes da Silva A Catalunha e o populismo de rosto humano 15.10.2019 Francisco Mendes da Silva 410
Não tenho grandes estados de alma sobre a questão catalã nem opiniões definitivas sobre a independência, um novo federalismo espanhol ou uma amnistia aos condenados. O que não suporto é a conversa acerca dos “presos políticos”.

Marketing Automation certified by E-GOI