Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva O que salvará o planeta é o capitalismo 03.12.2019 Francisco Mendes da Silva
A Humanidade descobriu uma forma de ir domando a sua natureza - imperfeita, falível e conflituosa - e de a ir determinando em boa direcção. Essa descoberta pareceu-me sempre uma manifestação da Graça de Deus.
Francisco Mendes da Silva A história exemplar do Livre 26.11.2019 Francisco Mendes da Silva 102
Poucas semanas depois, a notícia é a de que, afinal, talvez os partidos novos sejam extraordinariamente parecidos com os partidos antigos, se não mesmo caricaturas grosseiras ou versões pioradas dos mesmos. Pelo menos, para já, a julgar pelo Livre.
Francisco Mendes da Silva A direita de que a esquerda gosta 05.11.2019 Francisco Mendes da Silva 111
Em Portugal, a democracia identitária é especialmente perigosa para a direita. Em primeiro lugar, porque é a esquerda que nela vive melhor. Foi a esquerda que lá fora a criou e foi a nossa esquerda radical - do Bloco ao Livre, passando pelas franjas do PS - que a importou.
Francisco Mendes da Silva No ensino, a esquerda trai os mais pobres 29.10.2019 Francisco Mendes da Silva 134
Só a escola exigente é verdadeiramente democrática, porque a deterioração da exigência no ensino público é mais perigosa para os pobres do que para os ricos. Os alunos ricos têm em casa os meios de procurar alternativas sólidas de ensino; os alunos pobres não.
Francisco Mendes da Silva De empate em empate até à vitória de Nigel Farage? 22.10.2019 Francisco Mendes da Silva 32
O perigo é que o Reino Unido fique dividido entre o nacionalismo inglês, o nacionalismo escocês e Jeremy Corbyn, que transformou o Labour num partido da esquerda radical, dominado por caciques rufias e acusado de anti-semitismo sistémico.
Francisco Mendes da Silva A Catalunha e o populismo de rosto humano 15.10.2019 Francisco Mendes da Silva 410
Não tenho grandes estados de alma sobre a questão catalã nem opiniões definitivas sobre a independência, um novo federalismo espanhol ou uma amnistia aos condenados. O que não suporto é a conversa acerca dos “presos políticos”.
Francisco Mendes da Silva O maior inimigo da direita é o sectarismo 09.10.2019 Francisco Mendes da Silva 147
O caleidoscópio parlamentar veio para ficar. E, no nosso sistema, terá vantagem quem se souber unir. Tudo o resto poderá dar bons discursos, mas será um jogo de soma nula.
Francisco Mendes da Silva O parecer da PGR é errado e perigoso 25.09.2019 Francisco Mendes da Silva 160
O parecer não é só juridicamente contestável. Ele é também politicamente perigoso, porque promove uma doutrina laxista sobre as regras de conflitos de interesse e justifica o sentimento de que as leis são feitas ou interpretadas sempre à medida dos interesses do poder político.
Francisco Mendes da Silva A falta de decência está mais democratizada do que se pensa 17.09.2019 Francisco Mendes da Silva 107
O Brexit está a testar os limites de todo o sistema democrático britânico, desde o Parlamento aos tribunais, passando pelos media. Mas a imprensa de esquerda, essa, parece que já queimou todos os fusíveis.
Francisco Mendes da Silva Brexit: ainda vai haver (muito) mais confusão 10.09.2019 Francisco Mendes da Silva 23
Segundo um provérbio inglês, "you can’t have your cake and eat it". Ou seja, não se pode comer um bolo e continuar a ter esse bolo. É o equivalente ao nosso "não se pode ter sol na eira e chuva no nabal".

Marketing Automation certified by E-GOI