Pedro Fontes Falcão
Pedro Fontes Falcão 06 de novembro de 2018 às 20:40

Para além do prémio a Guterres…

O atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, recebeu o prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pelo contributo para a promoção da língua portuguesa.

Já o receberam o antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o antigo Presidente e primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão e a Igreja Católica timorense, e, em 2016, Jorge Sampaio, Carlos Lopes, ex-secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, e o embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro representante permanente junto da CPLP.

 

Não sendo um entendido na matéria, acredito que o prémio terá sido merecido. Aliás, gostaria de salientar a generosidade do ato de António Guterres de entregar os 30 mil euros do prémio ao Conselho Português para os Refugiados. Gostaria apenas de também destacar as muitas outras pessoas que têm procurado promover a nossa língua.

 

Nestes se incluem atuais e ex-governantes dos países de língua portuguesa, geralmente os mais ligados às áreas de negócios estrangeiros e da cultura (mas não só), sendo que uns promoveram mais a língua, enquanto outros a promoveram menos, mas pelo menos fizeram a promoção genérica dos seus países, o que per si já ajuda a promover a língua.

 

Mas também há quem promova a língua portuguesa a nível de livros e iniciativas que têm impacto ao chamar a atenção de diversos "stakeholders" e como ferramenta de venda do país e da sua cultura. E, entre outros, destaco também aqueles muitos portugueses que promovem a nossa língua no terreno, procurando lecioná-la em diferentes países, lutando para que por vezes a unidade curricular de português não seja retirada do currículo das escolas, e que se esforçam para conseguir atrair mais alunos para a sua frequência.

 

Para todos esses, julgo que também deveríamos ter um prémio, nem que seja o nosso reconhecimento e agradecimento pelo esforço de promoção da 7.ª língua mais falada do mundo.

 

Gestor e docente convidado do ISCTE-IUL

 

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

pub

Marketing Automation certified by E-GOI