Cronista
Rui Patrício Advogado
Rui Patrício Cooperação internacional penal - sedução, dificuldade e ratoeiras 20.01.2020 Rui Patrício
É preciso ter algum cuidado na análise e sobretudo nas esperanças que a cooperação suscita (ou, visto de outro lado, nos temores que a mesma pode provocar). O tema é complicado, é escorregadio, oferece mais do que dá umas vezes, e outras assusta mais do que pode.
Rui Patrício Plágio e o combate ao “pensamento por alto” 07.01.2020 Rui Patrício 44
Plagiar é enganar os outros, porque significa apresentar como nosso algo que não é, tratando-se por isso de um embuste e da transmissão de uma falsa imagem de nós e das nossas capacidades, simulando uma criatividade, um empenho e um esforço que não tivemos
Rui Patrício O Brexit (ou outra coisa qualquer) visto de Savile Row 19.12.2019 Rui Patrício
Savile Row é liberdade de comércio, é facilidade de circulação, é generosidade migratória. É a velha Londres na nova Londres, que é o ponto de encontro do mundo.
Rui Patrício Retalhos da vida judiciária - II 03.12.2019 Rui Patrício
É preciso cuidado com a imitação ou a importação de outros sistemas, de diferentes países, porque primeiro é preciso conhecer esses sistemas bem e na sua globalidade, antes de importar uma ideia sedutora.
Rui Patrício Retalhos da vida judiciária - I 03.12.2019 Rui Patrício
Amanhã outra polémica, outro fenómeno, outro “homem que morde o cão”; e assim sucessivamente, ficando (nós) sempre aquém da tentativa de abrangência, com serenidade e profundidade.
Rui Patrício “Inclusus” 04.11.2019 Rui Patrício 35
O sistema prisional tem que estar orientado para a inclusão, através de múltiplas áreas de atuação, de vários esforços, de custosas valências, e, também, de projetos como o que nos dá este vinho.
Rui Patrício A justiça e a vingança de Orestes 01.10.2019 Rui Patrício
O meu específico campo de saber e de ação tem sido o da justiça, especialmente a penal. Mas cada vez mais estou convencido (com a saudável ideia de precariedade que deve acompanhar o convencimento) de que é preciso saber outras coisas.
Rui Patrício A Amazónia vista do alto por Anísio Teixeira  03.09.2019 Rui Patrício
Venho de estanciar uns dias no Brasil, não nas praias e nas paisagens de férias, de postagens e de encenações para "tutti quanti" verem e acreditarem que é "a" verdade, mas no interior da Bahia, em descoberta - das terras e das gentes e, também, das várias camadas da cebola que é a vida e que somos nós nela.
Rui Patrício Elza Soares questionando o Direito Natural 05.08.2019 Rui Patrício
Ficam destroços suficientes para, trinta anos depois da entrada na universidade, ainda não estar nada convencido sobre o Direito Natural.
Rui Patrício A "Novilíngua" do Processo Penal 01.07.2019 Rui Patrício
Até então, era costume que houvesse processos que mudavam muita coisa ou tudo, e normalmente isso acontecia de duas formas, alternativas ou cumulativas: mudava a lei e/ou mudava a jurisprudência.

Marketing Automation certified by E-GOI