Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 17 de junho de 2019 às 10:45

O medo de ser feliz

Após a milionésima previsão de fim do mundo no mercado norte-americano, o S&P está colado ao máximo histórico.
Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira

A bolsa portuguesa teve uma semana tranquila e voltou a ter ações a efetuar máximos históricos, nomeadamente a EDP Renováveis a mostrar a força de um "Bull Market" que dura já há mais de 7 anos.

A época de dividendos ficou para trás e o PSI deixou de ter essa pressão que fez com que, em algumas semanas, tenha perdido em termos absolutos mas tido ganhos reais. Portugal continua a bater recordes de mínimos de juros das suas emissões obrigacionistas, quer a curto, quer a longo prazo, e este refinanciamento da dívida portuguesa irá permitir, nos próximos anos, que Portugal consiga poupar milhares de milhões de euros em juros, algo que muitos desvalorizam mas que é crucial para o nosso país.

Após a milionésima previsão de fim do mundo no mercado norte-americano por causa das guerras comerciais, o S&P está colado ao seu máximo histórico. São já quase 10 anos de "Bull Market", de milhões de topos previstos por milhões e não acertado por nenhum. Quantas vezes nos últimos anos o "Bull Market" foi enterrado vivo?

A reação do PSI ao suporte dos 5.000 pontos não poderia ter sido melhor. Depois de um dia ligeiramente abaixo do suporte, o índice ressaltou como um trampolim mostrando a força e a importância daquela zona. Continuo de braço dado com os touros, enquanto aquele suporte se mantiver intacto.

À primeira má notícia, à primeira queda, o medo da bolsa portuguesa voltar aos dias negros regressa. Mas lidar com o medo é uma das premissas para se ter sucesso em bolsa. A razão e a disciplina devem sempre prevalecer sobre os sentimentos que os altos e baixos do mercado trazem aos investidores. E, se ainda nenhum suporte relevante foi quebrado, para quê fugir das subidas antes disso acontecer? Só se for por medo de ser feliz. 

PSI-20 acima da zona de suporte

Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

pub

Marketing Automation certified by E-GOI