Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 01 de julho de 2019 às 11:19

Portugal indiferente aos máximos

Em momentos como este, a melhor estratégia passa por não fazer quase nada. Esperar pacientemente a decisão do mercado.

As últimas duas semanas foram dececionantes na Bolsa portuguesa. Não porque tenha tido quedas fortes mas sim pela incapacidade de acompanhar as subidas das praças internacionais que estão a registar um excelente momento.

O S&P 500 é, provavelmente, o índice mais importante de todos os mercados acionistas mundiais. O índice norte-americano estabeleceu, na passada semana, um novo máximo histórico! E a Bolsa portuguesa pareceu quase indiferente a este importante momento, tal o marasmo em que se encontra. Se, em alguns momentos, a tranquilidade da Bolsa portuguesa é para mim uma boa notícia, desta vez não posso dizer o mesmo.

Apesar disso, mantenho-me disciplinadamente otimista enquanto o suporte dos 5.000 pontos permanecer intacto. A verdade é que o PSI tem reagido sempre bem quando se aproxima dessa importante zona e os ursos não têm conseguido mostrar força suficiente para derrubar esse último bastião dos touros. Algumas ações estão em máximos do último ano, como é o caso do BCP, mas outras ações têm tido um mau comportamento, como é o caso da Sonae.

Desde fevereiro que a Bolsa portuguesa tem frustrado expectativas de ursos e touros, que clamam vitória numa semana e, na semana seguinte, andam de novos cabisbaixos. Em momentos como este, a melhor estratégia passa por não fazer quase nada. Esperar pacientemente a decisão do mercado. E eu continuo pacientemente com o fato de touro vestido enquanto o suporte dos 5.000 pontos permanecer intacto, mesmo que em alguns momentos isso possa parecer patético. Mas mais patético é quando perdemos a disciplina, a paciência e corremos para cima e para baixo, ao ritmo da frenética e vazia espuma dos dias.

Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

 

Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI