Ontem
Economistas As mais recentes vítimas do FMI 21.08.2019 Jayati Ghosh
A crença bizarra do FMI na "austeridade expansionista" seria risível se não fosse tão prejudicial. Como é que o FMI pode justificar uma abordagem com um histórico tão fraco?
Anteontem
Economistas A linguagem do conflito 20.08.2019 Kaushik Basu
Considerando que o que um orador quer dizer e o que um ouvinte ouve pode ser muito diferente, a linguagem pode ser um instrumento para fomentar problemas. E grande parte do problema decorre do facto de o mundo real ser extremamente variado e granular, enquanto a linguagem é grosseira, por comparação.
Economistas Combater a violência com a evidência 19.08.2019 Rachel Locke
Estamos dispostos a aceitar uma realidade em que uma em cada três mulheres sofrerá violência física ou sexual em algum momento da sua vida? Ignoraremos os mil milhões de crianças que são vítimas de violência grave todos os anos? Poderemos pura e simplesmente virar a cara para o lado quando os homicídios são a quarta maior causa de morte juvenil em todo o mundo? E isto já para não falar das consequências indiretas da violência, incluindo as que afetam o desenvolvimento económico.
Robert Skidelsky A queda do império dos economistas 18.08.2019 Robert Skidelsky
O triunfo do universalismo chegou precisamente numa altura em que o poder ocidental está a desmoronar-se. E foi esse poder que fez o pensamento ocidental parecer universal, logo para começar.
Economistas As muitas raízes da crise de Porto Rico 16.08.2019 Anne Krueger
Embora a economia de Porto Rico se tenha deparado com momentos muito difíceis em 2016, os seus problemas remontam a muito antes.
Economistas Invasão do Camboja pela China 15.08.2019 Sam Rainsy
Hun Sen sabe que, sendo um submisso aliado da China, obtém uma poderosa protecção contra as forças nacionais hostis. E parece ter concluído que esse resultado vale mais do que o apoio do povo cambojano, grande parte do qual se ressente com a crescente presença comercial da China que só beneficia uma elite corrupta.
Há 1 semana
Daniel Gros O custo real das guerras comerciais de Trump 14.08.2019 Daniel Gros
Embora Washington tenha também imposto barreiras não-alfandegárias no âmbito da sua guerra comercial com Pequim, as tarifas aduaneiras recíprocas são a componente mais visível da disputa – e é provável que venham a penalizar mais os Estados Unidos do que a China.
Economistas O BCE de Lagarde terá de se modernizar 13.08.2019 Marcel Fratzscher
Lagarde precisará de fazer uso de todas as suas competências enquanto mediadora política, gestora de crises e comunicadora eficiente, isto de modo a salvaguardar a independência e eficácia do BCE.
Economistas A verdadeira razão para a ascensão da China 12.08.2019 Zhang Jun
A China percorreu um longo caminho de reformas e de abertura. Mas não deve subestimar os desafios que tem pela frente, e muito menos esquecer de que forma chegou tão longe. Tal como diz um provérbio chinês, "numa viagem de 100 quilómetros, os primeiros 90 são apenas metade do caminho".
Hans-Werner Sinn A contenção do BCE chega ao fim 11.08.2019 Hans-Werner Sinn
Ao procurar justificar a nova fase de política monetária expansionista do BCE, Draghi referiu-se várias vezes à rápida deterioração do setor industrial europeu. O ainda presidente do BCE quer uma política monetária que ajude a uma política orçamental mais expansiva, necessária para revitalizar a economia europeia.

Marketing Automation certified by E-GOI