Anteontem
Economistas Porque são as desigualdades nos EUA mais elevadas do que na Europa 15.11.2019 Thomas Blanchet
Os economistas explicam frequentemente o aumento da desigualdade com as transformações tecnológicas ou o crescimento das trocas comerciais. Mas isso não explica por que motivo a desigualdade nos Estados Unidos e na Europa seguiu trajetórias tão diferentes ao longo dos últimos 40 anos, já que durante esse período ambas as regiões viveram choques tecnológicos similares e foram confrontadas com um aumento da concorrência dos países em desenvolvimento.
Harold James O novo anti-capitalismo 14.11.2019 Harold James
A crise financeira foi, por si só, suficiente para lançar as sementes do sentimento anticapitalista. Mas também coincidiu com uma transformação tecnológica e social muito mais ampla.
Economistas A era monetarista acabou 13.11.2019 Anatole Kaletsky
Muitos políticos, especialmente na Europa, ainda se recusam a reconhecer que a era monetarista acabou e que a gestão da procura keynesiana é a única alternativa. Esperemos que isso mude antes de a próxima recessão chegar.
Economistas Como dar a volta à guerra comercial EUA-China 12.11.2019 Dani Rodrik
A chave é que a China e os EUA, tal como todos os outros países, possam ter capacidade para manter os seus próprios modelos económicos.
Economistas A importância da crise do plástico 11.11.2019 Lili Fuhr
A crise climática e a crise do plástico são dois lados da mesma moeda. Para mantermos o aquecimento global dentro de limites aceitáveis, é imperativo que reduzamos a quantidade de plástico que produzimos, consumimos e deitamos fora.
Economistas A forma correta de financiar a recuperação de desastres 10.11.2019 Koichi Hamada
Aumentar os impostos para financiar a recuperação de desastres é o equivalente a impor austeridade orçamental durante uma recessão. Tal como o demonstra a experiência da Grécia e de outros países, implementar profundos cortes na despesa durante um período de contracção é algo que faz diminuir o rendimento nacional e mina o crescimento, tornando assim ainda mais difícil para o governo o reembolso das suas dívidas.
Há 1 semana
Nouriel Roubini Roubini: "É uma questão de tempo até que se produza um choque que provoque uma nova recessão" 07.11.2019 Nouriel Roubini
Seria ingénuo pensar que os decisores políticos permitirão que uma onda de "destruição criativa" liquide todas as empresas, bancos e entidades soberanas "zombies".
Economistas Democracia no fio da navalha 06.11.2019 Dani Rodrik
O que requer explicação não é a relativa raridade da democracia liberal, mas a sua existência. O que é surpreendente não é que poucas democracias sejam liberais, mas que existam democracias liberais.
Economistas A China ajusta-se à Nova Ordem Mundial 05.11.2019 Andrew Sheng e Xiao Geng
Embora a abertura ao mundo seja do interesse da China – e do interesse daqueles que mantêm relações com Pequim – as recentes hostilidades comerciais evidenciaram a resiliência da economia chinesa.
Bjørn Lomborg Porque é que o planeamento familiar é um investimento inteligente 04.11.2019 Bjørn Lomborg
Alcançar o acesso universal à contraceção melhoraria milhões de vidas e encaminharia as sociedades para uma prosperidade mais rápida. Com tanto em jogo, o mundo deve dedicar muito mais atenção e recursos a esse objetivo.

Marketing Automation certified by E-GOI