Cronista
Daniel Gros Director do CEPS

Daniel Gros é director do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS, na sigla em inglês).

Daniel Gros O canto da sereia da autonomia estratégica 27.11.2019 Daniel Gros
O nacionalismo económico - seja na forma de subsídios ou de uma tentativa de se tornar auto-suficiente em algumas tecnologias - fará muito mais mal do que bem.
Daniel Gros A obsessão da Zona Euro com os 2% 17.10.2019 Daniel Gros
Dado que o BCE só deve olhar para a estabilidade de preços a médio prazo, e não para o ciclo económico, o risco iminente de uma desaceleração não é um argumento para flexibilizar a política monetária
Daniel Gros A obsessão do BCE com a deflação 10.09.2019 Daniel Gros
O BCE deve aligeirar a sua retórica sobre o risco iminente de deflação e manter o seu curso estável. A sua hipervigilância em relação à queda dos preços é injustificada e a sua capacidade de aumentar a taxa de inflação é muito discutível.
Daniel Gros O custo real das guerras comerciais de Trump 14.08.2019 Daniel Gros
Embora Washington tenha também imposto barreiras não-alfandegárias no âmbito da sua guerra comercial com Pequim, as tarifas aduaneiras recíprocas são a componente mais visível da disputa – e é provável que venham a penalizar mais os Estados Unidos do que a China.
Daniel Gros Nasceu um Parlamento 14.06.2019 Daniel Gros
No geral, o Parlamento Europeu parece ter dado um passo pequeno, mas importante, para se tornar uma verdadeira expressão da vontade popular dos europeus.
Daniel Gros Não temamos os eurocéticos 20.05.2019 Daniel Gros
A escalada atual dos partidos eurocéticos chega numa altura em que a União Europeia é mais popular do que nunca, segundo as sondagens de opinião. E isso deve-se sobretudo ao facto de os fluxos de requerentes de asilo serem agora controlados, e também ao facto de a economia europeia estar a ter um melhor desempenho já há algum tempo, com o desemprego a recuar para o nível mais baixo deste século.
Daniel Gros Quem tem medo da baixa inflação? 11.04.2019 Daniel Gros
O BCE não está sozinho neste confronto com uma inflação inesperadamente baixa.
Daniel Gros Os excessos imperialistas de Trump no comércio 10.03.2019 Daniel Gros
Os excessos imperialistas de Napoleão foram a sua ruína. Se Trump mantiver a sua postura em relação à política comercial, os EUA podem enfrentar um destino semelhante.
Daniel Gros A miragem de um euro global 20.02.2019 Daniel Gros
É bom que as esperanças iniciais de que o euro se torne uma verdadeira moeda global não se tenham materializado. A Zona Euro já enfrenta desafios económicos suficientes sem o ónus adicional de emitir uma moeda de reserva global.
Daniel Gros O euro faz 20 anos 16.01.2019 Daniel Gros
Os primeiros 20 anos do euro foram muito diferentes do que era esperado, destacando a importância de reconhecer que o futuro provavelmente será diferente do passado. Diante disso, só o compromisso com a flexibilidade e a disposição para superar novos desafios garantirá o sucesso contínuo da moeda comum.

Marketing Automation certified by E-GOI