Cronista
Daniel Gros Director do CEPS

Daniel Gros é director do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS, na sigla em inglês).

Daniel Gros O mito da transferência forçada de tecnologia da China 14:00 Daniel Gros
Apesar da crescente resistência à transferência de tecnologia, as autoridades chinesas continuam relutantes em abandonar a sua política, provavelmente pela mesma razão pela qual os EUA estão com raiva: eles sobrestimam o seu impacto.
Daniel Gros Quem ganha na guerra comercial de Trump? 15.10.2018 Daniel Gros
O cenário está montado para um confronto sino-americano, com todas as suas implicações geoestratégicas pesadas e imprevisíveis. Mas, para o resto do mundo, isso pode não ser uma má notícia.
Daniel Gros Sexo e populismo 11.09.2018 Daniel Gros
Uma tendência que quase nunca é mencionada nas discussões sobre migração é o aumento da proporção de homens entre os refugiados e requerentes de asilo.
Daniel Gros O golpe comercial da Europa 14.08.2018 Daniel Gros 30
Qualquer benefício que a China consiga com medidas proteccionistas pode ser anulado por uma escalada da guerra comercial - especialmente agora que a UE está segura e que a China terá que enfrentar os EUA sozinha.
Daniel Gros Fazer da UE um bode expiatório não resolve os problemas de Itália 12.06.2018 Daniel Gros
Fazer da UE um bode expiatório para os problemas internos poderá compensar nas eleições, mas também conduzirá ao isolamento nacional. A longo prazo, é uma estratégia perdedora.
Daniel Gros O tiro de Trump no pé 10.06.2018 Daniel Gros
Em vez de se envolverem numa estratégia dispendiosa de escalada com o seu maior parceiro comercial, os líderes da Europa devem engolir o seu orgulho e deixar que Trump siga o seu objectivo, quando insiste em levar a economia dos EUA à ruína.
Daniel Gros Como a UE deve responder às tarifas de Trump 20.05.2018 Daniel Gros
Ao contrário dos EUA - que aparentemente abandonaram a lógica económica na sua busca por "ganhos" rápidos no comércio - a UE é uma entidade lenta que geralmente prioriza a lógica económica, e não as considerações geopolíticas, e favorece acordos de longo prazo.
Daniel Gros Um acordo de cavalheiros para o Brexit 14.03.2018 Daniel Gros
As alternativas disponíveis para a UE são ver o Reino Unido abandonar a sua união aduaneira, ou manter o Reino Unido, fazendo um compromisso político para ter em consideração os interesses britânicos. Numa perspectiva de longo prazo, é preferível esta segunda opção.
Daniel Gros Zona Euro: uma ilha de estabilidade 19.02.2018 Daniel Gros
A Zona Euro deve a sua imunidade ostensiva às oscilações dos mercados financeiros às grandes melhorias nos fundamentais das economias periféricas: o crescimento melhorou e o desemprego – ainda que continue elevado - está em rápido declínio.
Daniel Gros O regresso da Europa à crise? 12.10.2017 Daniel Gros
Se a ideia é fazer progressos em direcção a uma "união cada vez mais estreita", os líderes europeus terão de encontrar um novo modelo que possa superar a apatia crescente dos seus cidadãos.