Cronista
Daniel Gros Director do CEPS

Daniel Gros é director do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS, na sigla em inglês).

Daniel Gros Nasceu um Parlamento 14.06.2019 Daniel Gros
No geral, o Parlamento Europeu parece ter dado um passo pequeno, mas importante, para se tornar uma verdadeira expressão da vontade popular dos europeus.
Daniel Gros Não temamos os eurocéticos 20.05.2019 Daniel Gros
A escalada atual dos partidos eurocéticos chega numa altura em que a União Europeia é mais popular do que nunca, segundo as sondagens de opinião. E isso deve-se sobretudo ao facto de os fluxos de requerentes de asilo serem agora controlados, e também ao facto de a economia europeia estar a ter um melhor desempenho já há algum tempo, com o desemprego a recuar para o nível mais baixo deste século.
Daniel Gros Quem tem medo da baixa inflação? 11.04.2019 Daniel Gros
O BCE não está sozinho neste confronto com uma inflação inesperadamente baixa.
Daniel Gros Os excessos imperialistas de Trump no comércio 10.03.2019 Daniel Gros
Os excessos imperialistas de Napoleão foram a sua ruína. Se Trump mantiver a sua postura em relação à política comercial, os EUA podem enfrentar um destino semelhante.
Daniel Gros A miragem de um euro global 20.02.2019 Daniel Gros
É bom que as esperanças iniciais de que o euro se torne uma verdadeira moeda global não se tenham materializado. A Zona Euro já enfrenta desafios económicos suficientes sem o ónus adicional de emitir uma moeda de reserva global.
Daniel Gros O euro faz 20 anos 16.01.2019 Daniel Gros
Os primeiros 20 anos do euro foram muito diferentes do que era esperado, destacando a importância de reconhecer que o futuro provavelmente será diferente do passado. Diante disso, só o compromisso com a flexibilidade e a disposição para superar novos desafios garantirá o sucesso contínuo da moeda comum.
Daniel Gros As práticas comerciais da China são mesmo desleais? 11.12.2018 Daniel Gros 23
As queixas sobre as práticas comerciais desleais da China são, na verdade, queixas sobre o descompasso entre o ritmo lento da abertura económica e o ritmo muito acelerado da modernização. A diferença de competitividade entre a China e os países da OCDE está a encurtar muito mais rapidamente do que a convergência do ambiente regulatório.  
Daniel Gros O mito da transferência forçada de tecnologia da China 13.11.2018 Daniel Gros
Apesar da crescente resistência à transferência de tecnologia, as autoridades chinesas continuam relutantes em abandonar a sua política, provavelmente pela mesma razão pela qual os EUA estão com raiva: eles sobrestimam o seu impacto.
Daniel Gros Quem ganha na guerra comercial de Trump? 15.10.2018 Daniel Gros
O cenário está montado para um confronto sino-americano, com todas as suas implicações geoestratégicas pesadas e imprevisíveis. Mas, para o resto do mundo, isso pode não ser uma má notícia.
Daniel Gros Sexo e populismo 11.09.2018 Daniel Gros
Uma tendência que quase nunca é mencionada nas discussões sobre migração é o aumento da proporção de homens entre os refugiados e requerentes de asilo.

Marketing Automation certified by E-GOI