Cronista
Daniel Gros Director do CEPS

Daniel Gros é director do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS, na sigla em inglês).

Daniel Gros O momento New Deal da Europa 24.06.2020 Daniel Gros
As reformas de Roosevelt resistiram ao teste do tempo e agora são aceites como parte essencial da "constituição económica" dos EUA. O desafio de mais longo prazo para a UE será implementar as suas medidas de combate à crise da covid-19 de forma a poderem ser vistas também como ferramentas úteis de estabilização económica quando regressarmos à normalidade.
Daniel Gros A crise de anulação da UE 25.05.2020 Daniel Gros
Nos próximos meses, a lealdade do sistema político alemão ao projeto europeu será testada. Felizmente, a maioria dos líderes alemães atribui muito mais valor à UE do que atribuiria a uma pequena vitória na disputa do TCA com o BCE.
Daniel Gros A covid-19 e a nova batalha de ideias da Europa 03.05.2020 Daniel Gros
A verdadeira luta não está relacionada com "instrumentos financeiros inovadores" - como os ministros das finanças da Zona Euro diplomaticamente lhes chamaram na sua última reunião – mas sim com a futura direção da política orçamental e até do próprio euro.
Daniel Gros Como a Europa deve gerir a crise do coronavírus 11.03.2020 Daniel Gros
Diante de um choque severo, as autoridades públicas devem agir - e ser vistas a agir. Mas, neste caso, é improvável que os instrumentos macroeconómicos habituais funcionem.
Daniel Gros Construir uma relação especial entre a UE e o Reino Unido 24.02.2020 Daniel Gros
O Reino Unido já se acostumou a desempenhar um papel secundário na sua "relação especial" com os Estados Unidos, por isso não é disparatado pensar que poderá aceitar uma relação semelhante com a União Europeia.
Daniel Gros Irão as autoridades europeias olhar para o longo prazo? 29.01.2020 Daniel Gros
O BCE e os decisores nacionais devem pensar a longo prazo e aceitar que é improvável que estímulos económicos contínuos compensem os efeitos de uma população em declínio.
Daniel Gros O preço do poder “geopolítico” da UE 18.12.2019 Daniel Gros
Em termos económicos, a UE ainda tem uma dimensão comparável à China ou aos EUA, e é por isso que é tentador pensar que a sua força económica poderia ser transformada em poder geopolítico.
Daniel Gros O canto da sereia da autonomia estratégica 27.11.2019 Daniel Gros
O nacionalismo económico - seja na forma de subsídios ou de uma tentativa de se tornar auto-suficiente em algumas tecnologias - fará muito mais mal do que bem.
Daniel Gros A obsessão da Zona Euro com os 2% 17.10.2019 Daniel Gros
Dado que o BCE só deve olhar para a estabilidade de preços a médio prazo, e não para o ciclo económico, o risco iminente de uma desaceleração não é um argumento para flexibilizar a política monetária
Daniel Gros A obsessão do BCE com a deflação 10.09.2019 Daniel Gros
O BCE deve aligeirar a sua retórica sobre o risco iminente de deflação e manter o seu curso estável. A sua hipervigilância em relação à queda dos preços é injustificada e a sua capacidade de aumentar a taxa de inflação é muito discutível.

Marketing Automation certified by E-GOI