Cronista
Hans-Werner Sinn Presidente do Instituto Ifo

Hans-Werner Sinn é professor de Economia e Finanças Públicas na Universidade de Munique e presidente do Instituto Ifo.

Hans-Werner Sinn Europa dá finalmente o tiro de partido para uma força militar 02.12.2018 Hans-Werner Sinn
Se França está mesmo decidida a avançar com a fusão de exércitos nacionais numa força de defesa conjunta sob um comando central da UE - e não apenas uma força de intervenção para as suas antigas colónias africanas - Macron poderá garantir o seu lugar nos livros de história. Há muito trabalho a fazer. Mas se isso acontecer, terá de agradecer a Trump.
Hans-Werner Sinn A Europa não deve retaliar contra o proteccionismo dos EUA 28.03.2018 Hans-Werner Sinn
A UE deve assegurar que é um verdadeiro bastião do livre comércio, mesmo se os Estados Unidos agirem como reduto do proteccionismo. Isto significa que não deve sacrificar os interesses dos seus cidadãos em benefício dos lóbis agrícolas de França nem das necessidades de financiamento da Comissão.
Hans-Werner Sinn Salvar a livre circulação na Europa 24.08.2016 Hans-Werner Sinn
Aqueles que se concentram apenas na retórica nacionalista raivosa, ouvida em alguns cantos da campanha a favor do Brexit, ignoram a verdade maior. A menos que a UE abandone o princípio da inclusão, essa retórica vai crescer ainda mais - e mais saídas serão inevitáveis.
Hans-Werner Sinn Um duplo teste para a União Europeia 07.06.2016 Hans-Werner Sinn 20
O Reino Unido pode ter sido apenas marginalmente envolvido no financiamento da resposta da UE à crise mas, internamente, crescem os receios de que o país e os seus contribuintes venham um dia a ter de socorrer países do Sul da Europa e os bancos da UE.
Hans-Werner Sinn As bolhas emergentes da Europa 09.05.2016 Hans-Werner Sinn
O sul da Europa sucumbiu à droga do crédito barato. Mas quando o crédito privado estagnou e os sintomas de abstinência começaram a aparecer, o BCE forneceu drogas de substituição. Em vez de tratar o vício, criou economias completamente dependentes que foram incapazes de funcionar sem um ajustamento.
Hans-Werner Sinn A imigração do Estado Social 29.03.2016 Hans-Werner Sinn
Se querem manter a liberdade de movimentos dentro da Europa, os Estados sociais enfrentam uma decisão difícil: ou se ajustam ou entram em colapso.
Hans-Werner Sinn Poderá o Estado Islâmico unir a Europa? 01.12.2015 Hans-Werner Sinn
Se os acontecimentos recentes nos ensinaram alguma coisa, é que as ameaças à União Europeia não resultam de uma partilha inadequada de riscos orçamentais, mas de uma coordenação insuficiente dos desafios de política externa e de segurança.
Hans-Werner Sinn Os limites da terra prometida alemã 24.11.2015 Hans-Werner Sinn
Os migrantes que procuram fugir à pobreza e à guerra estão a afluir para a Europa às centenas de milhar. Eles continuam a ser, na maior parte das vezes, bem-recebidos, mas a capacidade dos centros de recepção está rapidamente a atingir o limite.
Hans-Werner Sinn Não emprestes aos teus amigos do euro 12.08.2015 Hans-Werner Sinn
Depois de meses de jogos e provocações, e apenas uma semana depois de os eleitores gregos terem rejeitado as condições para um empréstimo de 7,5 mil milhões de euros, o fim chegou rapidamente.
Hans-Werner Sinn A última etapa do dinheiro fácil europeu 17.04.2015 Hans-Werner Sinn 46
O euro trouxe uma crise de balança de pagamentos à Europa, tal como a taxa de referência do ouro nos anos 20. De facto, há apenas uma diferença entre estes dois episódios: durante a crise actual, enormes pacotes de resgates internacionais têm sido disponibilizados.