Cronista
Hans-Werner Sinn Presidente do Instituto Ifo

Hans-Werner Sinn é professor de Economia e Finanças Públicas na Universidade de Munique e presidente do Instituto Ifo.

Hans-Werner Sinn A estratégia de "cada um por si e todos contra Trump" do BCE 02.10.2019 Hans-Werner Sinn
O BCE nega veementemente que siga uma política de taxa de câmbio, pois sabe que isso está completamente fora do seu mandato. Mas é-lhe, muito simplesmente, impossível negar que a sua política se faça à custa dos parceiros comerciais da Europa. A situação é inquietantemente parecida com as desvalorizações competitivas dos anos 30.
Hans-Werner Sinn A contenção do BCE chega ao fim 11.08.2019 Hans-Werner Sinn
Ao procurar justificar a nova fase de política monetária expansionista do BCE, Draghi referiu-se várias vezes à rápida deterioração do setor industrial europeu. O ainda presidente do BCE quer uma política monetária que ajude a uma política orçamental mais expansiva, necessária para revitalizar a economia europeia.
Hans-Werner Sinn As políticas energéticas perigosamente deficientes da Alemanha 09.06.2019 Hans-Werner Sinn
Se o vento não soprar e o sol não brilhar, as centrais elétricas convencionais têm de reforçar o seu fornecimento de eletricidade.
Hans-Werner Sinn De um Brexit sem acordo para um acordo de não-Brexit 04.02.2019 Hans-Werner Sinn
O que é mais importante: insistir no princípio de que os países anfitriões pagam pelo fornecimento de todos os benefícios sociais, ou manter o Reino Unido na UE? Para quem está genuinamente comprometido com o projeto europeu, a resposta deve ser óbvia.
Hans-Werner Sinn Europa dá finalmente o tiro de partido para uma força militar 02.12.2018 Hans-Werner Sinn 24
Se França está mesmo decidida a avançar com a fusão de exércitos nacionais numa força de defesa conjunta sob um comando central da UE - e não apenas uma força de intervenção para as suas antigas colónias africanas - Macron poderá garantir o seu lugar nos livros de história. Há muito trabalho a fazer. Mas se isso acontecer, terá de agradecer a Trump.
Hans-Werner Sinn A Europa não deve retaliar contra o proteccionismo dos EUA 28.03.2018 Hans-Werner Sinn
A UE deve assegurar que é um verdadeiro bastião do livre comércio, mesmo se os Estados Unidos agirem como reduto do proteccionismo. Isto significa que não deve sacrificar os interesses dos seus cidadãos em benefício dos lóbis agrícolas de França nem das necessidades de financiamento da Comissão.
Hans-Werner Sinn Salvar a livre circulação na Europa 24.08.2016 Hans-Werner Sinn
Aqueles que se concentram apenas na retórica nacionalista raivosa, ouvida em alguns cantos da campanha a favor do Brexit, ignoram a verdade maior. A menos que a UE abandone o princípio da inclusão, essa retórica vai crescer ainda mais - e mais saídas serão inevitáveis.
Hans-Werner Sinn Um duplo teste para a União Europeia 07.06.2016 Hans-Werner Sinn 20
O Reino Unido pode ter sido apenas marginalmente envolvido no financiamento da resposta da UE à crise mas, internamente, crescem os receios de que o país e os seus contribuintes venham um dia a ter de socorrer países do Sul da Europa e os bancos da UE.
Hans-Werner Sinn As bolhas emergentes da Europa 09.05.2016 Hans-Werner Sinn
O sul da Europa sucumbiu à droga do crédito barato. Mas quando o crédito privado estagnou e os sintomas de abstinência começaram a aparecer, o BCE forneceu drogas de substituição. Em vez de tratar o vício, criou economias completamente dependentes que foram incapazes de funcionar sem um ajustamento.
Hans-Werner Sinn A imigração do Estado Social 29.03.2016 Hans-Werner Sinn
Se querem manter a liberdade de movimentos dentro da Europa, os Estados sociais enfrentam uma decisão difícil: ou se ajustam ou entram em colapso.

Marketing Automation certified by E-GOI