Cronista
Kenneth Rogoff Antigo economista-chefe do FMI

Kenneth Rogoff, antigo economista-chefe do FMI, é professor de Economia e Política Pública na Universidade de Harvard.

Kenneth Rogoff A dívida pública não é um almoço grátis 19.12.2019 Kenneth Rogoff
O uso da dívida é uma ferramenta importante das economias modernas, mas nunca é uma opção isenta de riscos para os governos. Por isso, as dívidas devem ser contraídas e geridas com prudência, mesmo quando os custos de financiamento são mínimos.
Kenneth Rogoff Há muito em jogo na guerra iminente de moedas digitais 18.11.2019 Kenneth Rogoff
A menos que as moedas patrocinadas por empresas tecnológicas ofereçam de facto uma tecnologia genuinamente superior - e isso não é óbvio de todo - devem ser reguladas da mesma forma que todas as outras.
Kenneth Rogoff O FMI depois da Argentina 21.10.2019 Kenneth Rogoff
Comparada com o default em câmara lenta do país em 2002, a última crise argentina parece uma obra de Shakespeare em 60 segundos.
Kenneth Rogoff Os benefícios de um imposto progressivo sobre o consumo 17.09.2019 Kenneth Rogoff
Uma vantagem importante do sistema de imposto sobre o consumo tem a ver com o facto de não tributar o aforro, dando também às empresas mais incentivos para investirem.
Kenneth Rogoff Por que não Rochester? 01.09.2019 Kenneth Rogoff
No atual estado das coisas, assim que surja em Rochester o próximo George Eastman (fundador da Eastman Kodak) ou o próximo Joseph Wilson (fundador da Xerox), o mais certo é que algum interveniente dominante do mercado tente de imediato persuadi-lo ou forçá-lo (ou um misto das duas coisas) a instalar-se num pólo tecnológico já bem estabelecido, privando assim Rochester dos benefícios económicos de que poderia vir a usufruir. Uma vantagem da abordagem antitrust é que o governo não escolheria vencedores nem vencidos, apenas asseguraria que não é sempre a mesma região a ganhar.
Kenneth Rogoff Por um Banco Mundial do Carbono 19.07.2019 Kenneth Rogoff
Apesar do imenso volume de resíduos evitáveis produzidos pela insaciável cultura norte-americana, são os países emergentes da Ásia que constituem, de longe, a principal fonte mundial de emissões de dióxido de carbono.
Kenneth Rogoff Com a ascensão dos populistas, as economias da América Latina vão cair 17.06.2019 Kenneth Rogoff
Enquanto AMLO representa uma ameaça para a segunda maior economia da América Latina, Bolsonaro está a colocar em risco a maior. Como diz o velho e triste ditado, o Brasil, com os seus abundantes recursos naturais e pessoas talentosas, "é o país do futuro - e sempre será".
Kenneth Rogoff Deixem o renminbi de fora das conversações comerciais EUA-China 08.05.2019 Kenneth Rogoff
Quando um país sofre fortes pressões financeiras e macroeconómicas, a manutenção de uma taxa de câmbio inflexível constitui frequentemente a receita para o desastre. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a maioria dos economistas académicas têm vindo a sublinhar há muito tempo este ponto.
Kenneth Rogoff As grandes ideias de Elizabeth Warren sobre as grandes tecnológicas 10.04.2019 Kenneth Rogoff
Os EUA e a restante economia mundial são talvez ainda mais vulneráveis às gigantes tecnológicas do que ao setor financeiro, devido aos ciberataques e às vulnerabilidades nas redes sociais que podem perverter o debate político.
Kenneth Rogoff Disparate Monetário Moderno 13.03.2019 Kenneth Rogoff
Ideias equivocadas ainda podem arrastar a questão da independência do banco central dos EUA para o centro do palco, com consequências imprevisíveis e potencialmente sérias.

Marketing Automation certified by E-GOI