Cronista
Kenneth Rogoff Antigo economista-chefe do FMI

Kenneth Rogoff, antigo economista-chefe do FMI, é professor de Economia e Política Pública na Universidade de Harvard.

Kenneth Rogoff Os benefícios de um imposto progressivo sobre o consumo 17.09.2019 Kenneth Rogoff
Uma vantagem importante do sistema de imposto sobre o consumo tem a ver com o facto de não tributar o aforro, dando também às empresas mais incentivos para investirem.
Kenneth Rogoff Por que não Rochester? 01.09.2019 Kenneth Rogoff
No atual estado das coisas, assim que surja em Rochester o próximo George Eastman (fundador da Eastman Kodak) ou o próximo Joseph Wilson (fundador da Xerox), o mais certo é que algum interveniente dominante do mercado tente de imediato persuadi-lo ou forçá-lo (ou um misto das duas coisas) a instalar-se num pólo tecnológico já bem estabelecido, privando assim Rochester dos benefícios económicos de que poderia vir a usufruir. Uma vantagem da abordagem antitrust é que o governo não escolheria vencedores nem vencidos, apenas asseguraria que não é sempre a mesma região a ganhar.
Kenneth Rogoff Por um Banco Mundial do Carbono 19.07.2019 Kenneth Rogoff
Apesar do imenso volume de resíduos evitáveis produzidos pela insaciável cultura norte-americana, são os países emergentes da Ásia que constituem, de longe, a principal fonte mundial de emissões de dióxido de carbono.
Kenneth Rogoff Com a ascensão dos populistas, as economias da América Latina vão cair 17.06.2019 Kenneth Rogoff
Enquanto AMLO representa uma ameaça para a segunda maior economia da América Latina, Bolsonaro está a colocar em risco a maior. Como diz o velho e triste ditado, o Brasil, com os seus abundantes recursos naturais e pessoas talentosas, "é o país do futuro - e sempre será".
Kenneth Rogoff Deixem o renminbi de fora das conversações comerciais EUA-China 08.05.2019 Kenneth Rogoff
Quando um país sofre fortes pressões financeiras e macroeconómicas, a manutenção de uma taxa de câmbio inflexível constitui frequentemente a receita para o desastre. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a maioria dos economistas académicas têm vindo a sublinhar há muito tempo este ponto.
Kenneth Rogoff As grandes ideias de Elizabeth Warren sobre as grandes tecnológicas 10.04.2019 Kenneth Rogoff
Os EUA e a restante economia mundial são talvez ainda mais vulneráveis às gigantes tecnológicas do que ao setor financeiro, devido aos ciberataques e às vulnerabilidades nas redes sociais que podem perverter o debate político.
Kenneth Rogoff Disparate Monetário Moderno 13.03.2019 Kenneth Rogoff
Ideias equivocadas ainda podem arrastar a questão da independência do banco central dos EUA para o centro do palco, com consequências imprevisíveis e potencialmente sérias.
Kenneth Rogoff Estabilidade financeira em tempos anormais 14.02.2019 Kenneth Rogoff
Infelizmente, um sistema financeiro que não pára de crescer, combinado com um ambiente político cada vez mais tóxico, significa que a próxima grande crise financeira pode surgir mais cedo do que se imagina.
Kenneth Rogoff Os riscos para a economia global em 2019 18.01.2019 Kenneth Rogoff
2019 poderá revelar-se mais um ano de crescimento global sólido. Infelizmente, também é provável que seja um ano exasperante.
Kenneth Rogoff Uma aposta na distopia 25.12.2018 Kenneth Rogoff
Como os bilhetes de lotaria, há uma alta probabilidade de não terem qualquer valor. Há também uma probabilidade muito pequena de valerem muito algum dia, por razões que actualmente são difíceis de antecipar.

Marketing Automation certified by E-GOI