Cronista
Kenneth Rogoff Antigo economista-chefe do FMI

Kenneth Rogoff, antigo economista-chefe do FMI, é professor de Economia e Política Pública na Universidade de Harvard.

Kenneth Rogoff O impacto global de uma recessão chinesa 20.11.2018 Kenneth Rogoff
Até agora, as autoridades chinesas fizeram um trabalho notável em adiar a inevitável desaceleração. Infelizmente, quando a crise chegar, o mundo descobrirá que a economia chinesa é mais importante do que a maioria das pessoas pensa.
Kenneth Rogoff Ásia rica e louca 17.10.2018 Kenneth Rogoff
Agora, talvez Hollywood use filmes como "Crazy Rich Asians" para ilustrar conceitos-chave sobre uma região que é a maior história de sucesso económico das últimas décadas. Há muito mais histórias sobre essa história para contar.
Kenneth Rogoff Os custos regionais do colapso da Venezuela 10.09.2018 Kenneth Rogoff
É altura de começar a planear a reconstrução e a repatriação de refugiados para quando o socialismo da Venezuela - ou, mais precisamente, o clientelismo do petróleo e da cocaína – finalmente acabar.
Kenneth Rogoff Estarão as políticas de Trump a penalizar o crescimento de longo prazo dos EUA? 22.08.2018 Kenneth Rogoff
Se houver uma crise, não será culpa de Trump - pelo menos de acordo com Trump, que já se está a preparar para culpar a Reserva Federal dos EUA por aumentar as taxas de juro e arruinar todo o seu bom trabalho.
Kenneth Rogoff As grandes tecnológicas são um grande problema 17.07.2018 Kenneth Rogoff 35
As grandes tecnológicas poderão dizer que todo o capital que aplicam em novos produtos e serviços se destina a impulsionar a inovação, mas, muitas vezes, a intenção é cortar pela raiz a potencial concorrência.
Kenneth Rogoff Serão os mercados emergentes o canário na mina das finanças? 13.06.2018 Kenneth Rogoff
Como vimos há uma década, e inevitavelmente veremos novamente, não estamos no "Fim da História" quando se trata de dívida global e crises financeiras.
Kenneth Rogoff A Fed normal de Trump 16.05.2018 Kenneth Rogoff
É verdade que, com o crescimento dos défices e a aproximação da campanha eleitoral de 2020, os testes ainda estão para chegar. Mas por agora, vamos reconhecer que esta é uma área onde a presidência de Trump tem sido quase normal - até ver.
Kenneth Rogoff Irá a China suplantar a hegemonia económica dos EUA? 11.04.2018 Kenneth Rogoff
A China pode liderar o futuro digital se os EUA largarem a bola, mas não se tornará a potência global dominante só porque tem uma população maior. Pelo contrário, a era da máquina que aí vem poderá ser um divisor de águas na batalha pela hegemonia.
Kenneth Rogoff Crescimento a longo prazo: a posição dos economistas e dos cientistas 09.04.2018 Kenneth Rogoff
Hoje em dia, os receios suscitados pela inteligência artificial dizem sobretudo respeito às desigualdades e ao futuro do trabalho. No entanto, tal como os escritores de ficção científica nos têm vindo a advertir, as ameaças que poderão advir do nascimento de formas de "vida" baseadas no silício são verdadeiramente aterradoras.
Kenneth Rogoff Quando é que a tecnologia vai disromper o ensino superior? 28.02.2018 Kenneth Rogoff
As universidades e as faculdades são cruciais para o futuro das nossas sociedades. Mas, dado os avanços impressionantes que estão a ser realizados em tecnologia e em inteligência artificial, é difícil ver como é que eles podem continuar a desempenhar este papel sem se reinventarem durante as próximas duas décadas.