Cronista
Nouriel Roubini Economista

Nouriel Roubini é professor de Economia na Stern School of Business, Universidade de Nova Iorque, e é "chairman" da consultora global de macroeconomia Roubini Global Economics (www.roubini.com) 

Economia
A enganadora retoma da América 18.01.2012 Nouriel Roubini
Nouriel Roubini Por que motivo é irracional a nova exuberância dos mercados financeiros 24.11.2019 Nouriel Roubini
Há inúmeros elementos que sugerem que a saúde da economia mundial não está em fase de florescimento. Para começar, os recentes dados da China, Alemanha e Japão mostram que a desaceleração económica continua, se bem que de forma menos acentuada.
Nouriel Roubini Roubini: "É uma questão de tempo até que se produza um choque que provoque uma nova recessão" 07.11.2019 Nouriel Roubini
Seria ingénuo pensar que os decisores políticos permitirão que uma onda de "destruição criativa" liquide todas as empresas, bancos e entidades soberanas "zombies".
Nouriel Roubini Quatro rotas de colisão para a economia global 07.10.2019 Nouriel Roubini
Há agora vários jogos geoeconómicos da galinha em curso. Em cada caso, a incapacidade de alcançar um acordo levará a uma colisão, seguida provavelmente de uma recessão global e de uma crise financeira.
Nouriel Roubini Roubini: A anatomia da recessão que se aproxima 27.08.2019 Nouriel Roubini
Dado o potencial de um choque negativo da procura agregada no curto prazo, os bancos centrais estão certos em cortar os juros. Mas os responsáveis pela política orçamental também devem preparar uma resposta de curto prazo semelhante.
Nouriel Roubini Roubini: A grande falcatrua das criptomoedas 23.07.2019 Nouriel Roubini 37
Já é hora de os organismos regulatórios dos Estados Unidos e de outros países intervirem. Até agora, os reguladores estiveram distraídos enquanto o criptocancro se metastizava.
Nouriel Roubini Roubini: "É possível que Xi queira realmente uma guerra económica de grande dimensão" 27.06.2019 Nouriel Roubini 35
Nouriel Roubini, conhecido como o "Profeta da Desgraça" pelas previsões que fez em relação à crise financeira de 2008, traça três cenários possíveis para as relações entre os Estados Unidos e a China. Um artigo que pode ler aqui na íntegra, escrito pelo economista que prefere que lhe chamem "Dr. Realidade".
Nouriel Roubini O risco crescente de uma recessão e crise em 2020 24.06.2019 Nouriel Roubini
Além dos EUA, a fragilidade do crescimento da muito endividada China e de alguns outros mercados emergentes continua a ser uma preocupação, assim como os riscos económicos, políticos, financeiros e políticos na Europa.
Nouriel Roubini As consequências globais de uma guerra fria sino-americana 24.05.2019 Nouriel Roubini
Se o relacionamento é mal gerido - com os EUA a tentarem atrapalhar o desenvolvimento da China e conter a sua ascensão, e a China a projetar agressivamente o seu poder na Ásia e no mundo – seguir-se-á uma guerra fria, sendo que uma guerra quente também não pode ser descartada. No século XXI, a Armadilha de Tucídides engoliria não só os EUA e a China, mas o mundo inteiro.
Nouriel Roubini Mercados bipolares na “Nova Mediocridade” 30.04.2019 Nouriel Roubini
Ainda que esta lua-de-mel dos investidores com os mercados acionistas possa prolongar-se até ao fim do ano, esta vai continuar a ser uma relação inconstante e volátil. Várias deceções poderão desencadear outro movimento de fuga ao risco e, possivelmente, uma correção acentuada do mercado. A questão não é se isso acontecerá, mas quando.
Nouriel Roubini Compreender a postura mais expansionista da Fed 25.03.2019 Nouriel Roubini
Ainda que a Fed pareça disposta a tolerar um período de inflação temporária acima da meta, não pode permitir que se torne o novo status quo. Se este cenário surgir no final de 2019, ou no próximo ano, a Fed poderá subir a taxa diretora em mais 25 pontos base antes de estabelecer uma pausa prolongada.

Marketing Automation certified by E-GOI