Economistas O dilema dos bancos centrais 14:00 Miao Yanliang
Não só a política orçamental e as reformas estruturais devem desempenhar um papel maior, como a política macroprudencial deve ser tida como prioridade, a fim de conter os ciclos financeiros de expansão/contração.
Ontem
Kenneth Rogoff O indispensável debate sobre a desigualdade 19.01.2020 Kenneth Rogoff
Os mais recentes dados das Nações Unidas mostram que o mundo já chegou a um ponto crítico, em que não existem muitas hipóteses de limitar o aumento da temperatura global ao nível que os climatólogos consideram ser o limiar de segurança: 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Jean Pisani-Ferry A nova identidade verde da Europa 17.01.2020 Jean Pisani-Ferry
A transição para a neutralidade carbónica destruirá riqueza, causará perda de empregos em setores com uso intensivo de energia e exigirá mudanças no estilo de vida. Só terá apoio suficiente para superar a oposição se gerar dinamismo económico.
Economistas A crescente ameaça das guerras da água 15.01.2020 Jayati Ghosh
Tal como sucede com as alterações climáticas, as consequências mais graves do stress hídrico vão afetar de forma desproporcionada as pessoas das regiões mais pobres do mundo – em particular em África e na Ásia do Sul e Central –, que são quem menos contribuiu para o problema.
Harold James “Teens” falhados 14.01.2020 Harold James
Durante séculos, os "teens" têm sido a antítese dos "sixties". Têm sido tempos em que a audácia da esperança é substituída por desespero, desilusão e falsidade. Como tal, têm sido profundamente perturbadores e destrutivos. O tempo de recuperação é muito longo, e só alguns de nós terão o privilégio de testemunhar os anos 2060.
Há 1 semana
Economistas Quando os bancos centrais se tornam verdes 13.01.2020 Willem H. Buiter
Em declarações recentes perante o Parlamento Europeu e os meios de comunicação social, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, indicou que os riscos climáticos são, sem dúvida, uma preocupação para a instituição que lidera, e sugeriu que a mitigação dos efeitos climáticos poderá vir a ser agregada como um objetivo de política monetária do banco central aquando da revisão em curso da estrutura de políticas do BCE.
Jeffrey Sachs A perigosa obsessão dos EUA com o Irão 12.01.2020 Jeffrey D. Sachs
Com a retaliação do Irão já em curso, é especialmente imperativo que a União Europeia não siga a imprudente administração Trump numa escalada que poderá resultar em guerra.
Economistas O que os economistas deveriam estar a fazer 10.01.2020 Kaushik Basu
Devemos reconhecer que o comportamento económico é moldado não só pelos preços e regulação, mas também pelas normas sociais que são tecidas na nossa psique e que influenciam as nossas escolhas individuais - e, através dessas escolhas, o bem-estar das nossas comunidades, países e o mundo.
Economistas Por que motivo uma guerra fresca pode ser pior do que uma guerra fria 09.01.2020 Andrew Sheng e Xiao Geng
Em matéria de segurança nacional, os EUA e a China parecem adotar cada vez mais uma abordagem de soma nula, ao estilo da Guerra Fria, o que ameaça desencadear uma ampla – e completamente inútil – competição bilateral a todos os níveis, desde a defesa até à inovação, passando pelas finanças e pela ideologia.
Adair Turner Negociar enquanto o mundo arde 08.01.2020 Adair Turner
Se a COP26 for bem-sucedida na resposta a estas grandes oportunidades e desafios, a década de 2020 poderá ser a década em que começaremos a vencer a batalha contra as alterações climáticas.

Marketing Automation certified by E-GOI