Jeffrey Sachs A guerra à Huawei 14:00 Jeffrey D. Sachs
A administração Trump, e não a Huawei ou a China, é a maior ameaça actual ao estado de direito internacional e, portanto, à paz global.
Ontem
Economistas Uma solução recíproca para a disputa comercial EUA-China 13.12.2018 Shang-Jin Wei
Para que o comércio global seja realmente justo, as economias avançadas - e, em particular, os EUA - também precisam de fazer algumas mudanças. Na verdade, as barreiras desses países aos bens e investimentos chineses não são tão baixas como se diz.
Anteontem
Economistas A exposição dos empréstimos da China a países estrangeiros 12.12.2018 Carmen Reinhart
A China não é membro do Clube de Paris, pelo que não há qualquer razão para supor que a abordagem habitual que se aplica às negociações oficiais sobre a dívida seja relevante para compreender o que possa estar a acontecer.
Daniel Gros As práticas comerciais da China são mesmo desleais? 11.12.2018 Daniel Gros 23
As queixas sobre as práticas comerciais desleais da China são, na verdade, queixas sobre o descompasso entre o ritmo lento da abertura económica e o ritmo muito acelerado da modernização. A diferença de competitividade entre a China e os países da OCDE está a encurtar muito mais rapidamente do que a convergência do ambiente regulatório.  
Harold James O Brexit e o fantasma das revoluções passadas 10.12.2018 Harold James
Nesta fase final do Brexit, May deve prestar atenção às lições da era Tudor. Muitas vezes aqueles que começam a revolução acabam por ser devorados por ela.
Adair Turner Alterações climáticas, mercados e marxismo 09.12.2018 Adair Turner
A concorrência de mercado não só é compatível com uma economia de carbono zero, como é essencial. Preços do carbono e regulação adequados podem dar os incentivos necessários, mas a concorrência entre as empresas motivadas pelo lucro é crucial para garantir que a descarbonização é alcançada ao menor custo possível.
Há 1 semana
Robert Shiller Inflação silenciosa 06.12.2018 Robert Shiller
Uma meta de inflação de alguns pontos percentuais pode parecer promover estabilidade, e talvez isso aconteça realmente. Mas precisamos de considerar a possibilidade de isso poder levar a subtis percepções equivocadas que têm o efeito oposto sobre a estabilidade dos nossos julgamentos.
Economistas A iminente crise económica da Zona Euro 05.12.2018 Lucrezia Reichlin 37
A Europa enfrenta desafios ao seu crescimento potencial, bem como forças cíclicas negativas. Estas últimas, em particular, exigem uma resposta agressiva - até porque se a economia da Zona Euro entrar em recessão no futuro próximo, haverá poucas ferramentas políticas para a combater.
Economistas As reformas de que a China precisa 04.12.2018 Shang-Jin Wei
Os riscos que a China enfrenta não estão completamente fora do seu controlo. A situação pode agravar-se se o país responder de novo com as mesmas políticas de 2008: ou seja, se tentar fortalecer a procura apenas com base em vastos estímulos orçamentais e monetários.
Nouriel Roubini As moedas digitais dos bancos centrais vão destruir as criptomoedas 03.12.2018 Nouriel Roubini
No devido tempo, a banca baseada nas CBDCs e os intermediários de fundos de empréstimos poderiam assegurar um sistema financeiro melhor e mais estável. Se as alternativas são um sistema de reservas fraccionárias propenso a crises e uma cripto-distopia, então devemos continuar abertos à ideia.