Ontem
Simon Johnson China, o dragão de inovação 16.01.2018 Simon Johnson
A questão agora é se a China, bem posicionada para se tornar o líder mundial da inovação, concretizará essa oportunidade em 2018 ou pouco depois.
Anteontem
Kenneth Rogoff Mercados inebriados e políticas sombrias 15.01.2018 Kenneth Rogoff
As manchetes que pareciam pressagiar o caos e a instabilidade política não evitaram que os mercados accionistas disparassem. Analisemos o porquê.
Economistas Acelerar a máquina 14.01.2018 Robert Skidelsky
Vale a pena ter um mundo no qual estamos condenados a competir com as máquinas para produzir quantidades ainda maiores de bens de consumo? E se não tivermos a esperança de controlar este mundo, qual é o valor que tem sermos humanos?
Bjørn Lomborg Uma cura para o clima pior do que a doença 11.01.2018 Bjørn Lomborg
Apesar da grande retórica de Paris, todas as boas intenções do mundo servirão de pouco se a nossa "solução" para o clima for apenas mais uma política que teve mais custos para o planeta do que benefícios.
Economistas Os ingredientes que faltam ao crescimento 10.01.2018 Michael Spence
A prazo, o que vai ser determinante para o crescimento do PIB – e dos padrões de crescimento inclusivos – vão ser os ganhos de produtividade. Da forma que as coisas estão, há motivos para duvidar que a produtividade vá crescer apenas por si mesma.
Há 1 semana
Economistas O conto de Natal de Trump 09.01.2018 Jeffrey D. Sachs
O presidente Donald Trump e Haley insistem que os custos das operações da ONU estão insuflados e que há margem para alguns cortes. Mas o mundo recebe um retorno estrondoso com o investimento nas Nações Unidas.
Economistas A normalização da política monetária europeia em 2018 08.01.2018 Carmen Reinhart
Quando o Conselho de Governadores do Banco Central Europeu se reuniu, no passado dia 14 de Dezembro, não havia muito com que surpreender os mercados financeiros.
Economistas Desigualdade no século XXI 07.01.2018 Kaushik Basu
A menos que enfrentemos o desafio da desigualdade, a coesão social e a própria democracia ficarão ameaçadas.
Martin Feldstein Economia e segurança nacional dos Estados Unidos 04.01.2018 Martin Feldstein
Como economista, sinto-me satisfeito pelo facto de a NSS ter dado uma atenção substancial aos aspectos económicos da segurança nacional dos EUA. Espero que essa ênfase leve a melhores políticas domésticas e comerciais.
Economistas Os desafios que enfrenta a economia digital chinesa 03.01.2018 Andrew Sheng
A única forma de potenciar a economia digital, enquanto se evita os riscos negativos, é construindo instituições sociais inclusivas e justas que protejam os direitos patrimoniais e assegurem mercados eficazes.